O que é pilates: entenda todos os benefícios dessa prática

O Pilates é uma prática que auxilia tanto na definição do corpo como também trabalha a mente, por meio de exercícios variados que utilizam equipamentos e movimentos corporais. Além disso, a prática influencia na tonificação dos músculos, assim como, por meio da respiração e outras técnicas, quem pratica Pilates garante uma resistência corporal e mental maior.

Hoje a CAJUBRASIL preparou este conteúdo para tirar todas as suas dúvidas sobre o Pilates, explicar a história dessa prática, como ela funciona, entre outras curiosidades. Sendo essa atividade uma grande aliada de quem pratica exercícios físicos, com ela, é possível incluir o autocuidado em sua rotina perfeitamente.

História do Pilates

O Pilates é uma prática que recebe o mesmo nome de seu criador, Joseph Pilates, que em 1920 começou a promover seus ensinamentos depois de muito estudo e muita técnica. Seus estudos anatômicos e aprendizados da medicina chinesa se iniciaram logo aos 14 anos e, depois disso, as influências do que havia aprendido foram dando forma aos exercícios do Pilates que conhecemos hoje.

Mas muito antes de Joseph ficar conhecido por sua invenção, ele passou por diversas dificuldades, as quais foram peça-chave para aprimorar ainda mais suas técnicas e ensinamentos. A história de Joseph é inspiradora, por isso define tanto a origem dessa prática que trouxemos no artigo de hoje.

Criador do Pilates: Joseph Pilates

Na cidade de Monchengladbach, na Alemanha, nasce o criador do Pilates, Joseph Pilates, no dia 9 de dezembro de 1883. O pai de Joseph era um ginasta que recebeu diversos prêmios, enquanto sua mãe era Naturopata, ou seja, realizava terapias por meio de alguns recursos da natureza.

Além de receber influências saudáveis dos pais, Joseph precisava mantê-las, pois também sofria de asma e febre reumática. Sempre em busca de manter os mecanismos de seu corpo alinhados e cuidando de sua saúde, o criador do Pilates usou diversas técnicas respiratórias para auxiliar em seu próprio tratamento contra suas doenças e complicações.

Em 1912 foi artista de circo, lutava boxe profissional e ainda ensinou a polícia metropolitana de Londres a arte da defesa pessoal, quando se mudou para Londres. Com altos e baixos, inclusive sendo preso em 1914 durante a Primeira Guerra Mundial, Joseph passou por um momento que mudou sua vida.

Durante a prisão, incluiu as molas nos exercícios, que existem hoje nos estúdios de Pilates, e ensinava aos colegas de prisão alguns movimentos – para que até mesmo as pessoas internadas pudessem participar, ele tirou algumas molas da cama para facilitar o exercício. E não é que deu certo?

Benefícios do Pilates

Para você saber quais são os benefícios do Pilates, pode conferir nosso conteúdo completo! Além disso, precisa entender como a prática atua em seu corpo, uma vez que trabalha desde a respiração até os músculos. Os métodos variam em cada situação, visto que cada exercício possui suas características e conexões com as diferentes partes do corpo.

Fazer Pilates aumenta a disposição no cotidiano, equilibra a frequência cardíaca, alivia dores nas costas, define os músculos, melhora a postura, entre outros diversos benefícios. Além das questões físicas, o Pilates também trabalha a mente por meio da respiração controlada, a qual é essencial para quem também sofre de algum problema respiratório e ajuda no controle de ansiedade, por exemplo.

Principais exercícios do Pilates

mulher fazendo pilates em academia

É indicado fazer Pilates com algum instrutor, visto que as atividades dessa prática precisam ser realizadas corretamente para garantir os resultados esperados. Além disso, é necessário ter uma rotina de exercícios frequente, podendo variar entre 1 a 3 vezes na semana. Antes de iniciar, consulte um especialista, assim como em qualquer atividade física, para poder entender suas limitações, evitando também possíveis lesões.

Além disso, você também pode fazer os exercícios de Pilates em casa, usando apenas o corpo ou com ajuda de alguns equipamentos, seguindo instrutores online. Existem exercícios para cada parte do corpo ou situação da pessoa, sendo alguns específicos para coluna, outros para gestantes e 3° idade – confira mais no nosso conteúdo!

Exercícios de Pilates sem equipamentos

Os exercícios de Pilates sem equipamentos são inspirados na centralização entre a respiração e definição dos músculos, isso porque utilizam a força corporal para realizar cada movimento. Ainda, exigem um pouco mais de força, mas também podem ser realizados no solo.

Um desses exercícios é o trabalho abdominal com extensão das pernas, que consiste em deitar de barriga para cima e levar uma das mãos até o joelho, com uma repetição de 5 vezes em cada lado.

Exercícios de Pilates com equipamentos

mulher fazendo pilates usando equipamentos

Os exercícios de Pilates que precisam de equipamentos são ainda mais variados, pois os aparelhos permitem mais de uma atividade no mesmo espaço. Entre eles, você pode usar molas especiais, as quais são incluídas nos equipamentos, e a intensidade de cada uma é definida por meio de cores, sendo elas: preta, vermelha, verde, azul e amarela.

Entre os nomes mais comuns dos equipamentos, você geralmente encontra o Cadillac, o Barrel, entre outros. Inclusive, as bolas e elásticos também possibilitam uma realização mais ampla em cada exercício.

Quem pode fazer Pilates?

Qualquer pessoa entre 12 a 100 anos pode fazer Pilates, pois essa atividade atende os diferentes públicos, desde os sedentários até quem já possui uma rotina de exercícios definida. A dica é respeitar suas condições físicas, o que fica mais fácil quando tem o acompanhamento de algum profissional.

Idosos, gestantes, jovens, adultos e outras pessoas que sentem a necessidade de se exercitar podem praticar o Pilates sem problemas, com excessão das crianças menores. Por se tratar de um exercício que exige concentração, respiração e uma atenção extra, não é recomendado para crianças, que se dispersam com facilidade, por isso é indicado para maiores de 12 anos.

Qual roupa usar para fazer Pilates?

mulher fazendo pilates vestida com roupas adequadas

Já sabe qual roupa usar para fazer Pilates? Bom, primeiro saiba que, da mesma forma que para realizar qualquer exercício físico, precisa de roupas adequadas para desempenhar com conforto os movimentos do Pilates. A dica é usar peças leves e próprias para atividades físicas, como as leggings, shorts e outras peças mais elásticas.

Escolher a roupa ideal para o Pilates te permite ter os resultados de forma mais prática, além do conforto do momento. As meias também fazem parte do look de Pilates, sendo alguns modelos especialmente desenvolvidos para a atividade, contendo uma alça na parte de cima, como se fosse uma sapatilha. Ela serve para deixar você mais estável nos equipamentos, além de serem antiderrapantes.

Pilates emagrece?

Emagrecer não é o principal foco do Pilates, por trabalhar mais a concentração, postura e definição muscular, mas com todos esses aprimoramentos, é possível perder peso, desde que mantenha uma rotina de treinos equilibrada com uma alimentação saudável. Não deixe de consultar um especialista para receber as indicações para seu caso e realizar os exercícios recomendados para você.

Independente de qual seu objetivo para começar a fazer Pilates, nós da CAJUBRASIL indicamos realizar essa prática tão fundamental para uma melhor saúde corporal e com certeza mental.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o Pilates, não deixe de conferir nossos outros conteúdos exclusivos, como qual o melhor tecido para legging de academia e descubra essa peça que pode completar seu visual quando for fazer Pilates. Esperamos que tenha gostado desse post! Até o próximo!

Deixe um comentário