5 Benefícios do Beach Tennis: conheça motivos para praticar

Praticar esportes é uma coisa muito gostosa de se fazer, não é mesmo Cajulovers? E se a atividade for na praia é ainda melhor! Entre tantas opções que envolvem esportes à beira-mar, temos o beach tennis e seus benefícios diversos!

Para praticar a versão praiana do tênis, precisamos de uma quadra de areia, muito semelhante à de vôlei de praia, uma rede, uma bolinha, duas ou mais raquetes e pessoas com vontade de se exercitar – até porque você vai ficar de um lado para o outro! O objetivo do jogo é marcar pontos e, para isso será necessário passar a bola em direção ao campo adversário sobre a rede utilizando a raquete e torcer para que ela caia.

Além de super prático, o esporte pode trazer diversos benefícios para os jogadores. Nós da CAJUBRASIL fizemos uma lista com 5 vantagens de praticar o beach tennis, olha só!

1. Queima de calorias

mulher jogando tennis de praia

Se te contarmos que é possível perder até 600 calorias em uma hora de jogo, você acreditaria? Se nós não soubéssemos dessa informação, não confiaríamos muito não, viu. Porém, essa afirmação é verdadeira! Tudo acontece devido à alta mobilidade necessária para jogar beach tennis.

Para praticar a modalidade, é necessário estar em movimento a todo instante, além disso, existe o fator areia, que exige resistência cardiovascular do jogador. Ah… quase esquecemos da importância da bolinha, pois você tem que deixá-la no alto a todo momento – então, pode adicionar mais um esforcinho nessa conta! Pensando bem, até que 600 calorias parecem pouco, não acha?

O beach tennis pode ser uma ótima alternativa para quem quer perder peso. Isso porque algumas pessoas não possuem o hábito, ou o gosto, de frequentar academias. Dessa forma, as atividades físicas ao ar livre podem se tornar um ótimo motivo para quem quer perder uns quilinhos.

2. Ótima maneira de liberar energia

mulher se preparando para rebater bolinha no beach tennis

Além de ser uma excelente maneira de queimar calorias, o beach tennis é uma ótima forma de liberar energia. Durante as partidas, você praticamente não pode parar, pois a todo momento a bolinha tem que estar em direção ao campo do adversário – pelo menos essa é a ideia do jogo, certo?

A prática, como o próprio nome menciona, é um esporte praiano. Então, na grande maioria das vezes, ele será praticado durante o dia – situação que proporciona um novo fator: o sol como espectador. Dessa forma, será ainda mais fácil gastar energia, pois o seu corpo terá que enviar energia aos músculos, além de regular a temperatura do seu organismo.

Então, além do sentimento prazeroso de gastar aquela energia acumulada, as atividades físicas possibilitam que o seu corpo libere diversas substâncias químicas, como:

  • Serotonina: neurotransmissor responsável por aprimorar o nosso humor e proporcionar sensação de bem-estar. A falta dessa substância no cérebro pode causar problemas como má disposição e depressão;
  • Dopamina: neurotransmissor responsável por transportar informações para várias partes do corpo. Quando liberado, facilita a sensação de prazer, além de aumentar a motivação;
  • Endorfina: hormônio inibidor do estresse e que contribui para a sensação de satisfação e de felicidade.

Então, as atividades físicas não só gastam energia, mas ajudam o corpo e a mente a funcionarem melhor. Assim, é fundamental que você consiga liberar esses estímulos, pois será super benéfico para o seu dia a dia.

3. Melhora o desenvolvimento motor

mulher equilibrando bolinha de tennis na raquete na praia

Perceber os limites do campo, analisar a trajetória da bola, antecipar movimentos, utilizar a raquete para rebater, redefinir sua posição, etc. Todas essas ações podem ser pensadas e executadas em menos de três segundos. Ou seja, você precisará de uma ótima noção de espaço e uma excelente coordenação motora para um jogo de beach tennis!

Pode até ser uma atividade com conceitos simples, mas na prática pode ser um pouco complicada para os iniciantes. Se você é um novo adepto à modalidade, é normal ter dificuldade. Ainda assim é possível desenvolver as habilidades motoras e tomadas de decisão para jogar o tênis de praia. Se você está inseguro, vale muito a pena tentar aprender, pois esse esporte só tem a agregar ao seu estilo de vida.

4. Fortalece os músculos

mulher rebatendo bolinha no tennis de praia

Como mencionamos no primeiro tópico, não é nada fácil correr na areia e o beach tennis necessita de movimentação contínua. Ao praticar regularmente o esporte, você fortalecerá diversas partes do seu corpo. Por exemplo,

  • Membros inferiores: devido a todo o trabalho com as pernas;
  • Membros superiores: pelo trabalho com ombros e braços;
  • Core: coluna, abdômen, laterais, tudo para manter a estabilidade do corpo;
  • Coração e pulmões: a atividade é uma ótima forma de trabalhar exercícios aeróbicos.

Aproveite para visitar o nosso post sobre exercícios aeróbicos e saiba tudo sobre eles!

O beach tennis pode ser considerado uma modalidade tranquila em relação a contusões. Isso porque a areia é um ótimo terreno para a prática de atividades físicas uma vez que o solo não causa impacto – apesar de exigir mais condicionamento físico do jogador. Dessa forma, as articulações dos membros não sofrem tanto desgaste com os impactos. E como não há contato com os adversários, o risco de se lesionar é muito menor.

5. Trabalho em equipe

dupla de mulheres jogando beach tennis

Apesar da modalidade possibilitar o formato um contra um, o mais comum é ver o beach tennis sendo jogado em times de duplas. Isso possibilitará o desenvolvimento de uma nova habilidade: o trabalho em equipe. O aprimoramento dessa habilidade para o esporte é fundamental, pois somente com um bom trabalho em equipe você conseguirá vencer!

Então, pode adicionar outro benefício à lista: você também conseguirá aprimorar habilidades sociais. Assim, será possível trabalhar melhor com pensamentos e metodologias diferentes da sua. A sinergia, no beach tennis, é fundamental para garantir um bom jogo, entretanto, é normal que ela não apareça logo no começo. Então, empenhe-se para trabalhá-la pouco a pouco, uma hora dá certo!

Todo mundo pode ser muito bom em algumas coisas, mas nem tanto em outras. Por esse motivo, é importantíssimo aproveitar as oportunidades de crescer em todos os diversos aspectos. O beach tennis te dará a chance de aprimorar os seus pontos positivos e de superar suas limitações.

Cajulovers, por hoje é isso. Aproveite para visitar outras páginas do nosso blog! Por aqui, você conseguirá ver outras dicas de moda esportiva e aprender a como trabalhar melhor o seu corpo com dicas como “6 exercícios de pilates para fazer em casa“! Informação de qualidade é só na CAJUBRASIL, até a próxima!

4 comentários em “5 Benefícios do Beach Tennis: conheça motivos para praticar”

Deixe um comentário