Exercícios aeróbicos: tudo que você precisa saber!

Os exercícios aeróbicos ajudam inteiramente no seu condicionamento cardiovascular, até por isso o nome “aeróbico” significa “ativar oxigenação, ou o ar”, ou seja, o oxigênio é levado até os pulmões de maneira mais acelerada e isso, junto com os movimentos, equilibra a energia dos músculos, queimando calorias e definindo o corpo!

É claro que, assim como todos os outros exercícios, é preciso ter calma e treino, porque os benefícios aparecem com o aumento dos níveis aeróbicos gradativamente, e também é necessário manter uma rotina combinada com uma alimentação adequada. Cada cuidado que você tiver consigo mesmo ajudará nos resultados esperados com a aeróbica!

Hoje a CAJUBRASIL preparou um conteúdo exclusivo para tirar todas as suas dúvidas sobre os exercícios aeróbicos. Se praticados com frequência, se tornam atividades que te ajudarão a recarregar suas energias durante o dia a dia, e ainda possui outros diversos benefícios que você confere aqui!

O que são os exercícios aeróbicos?

mulher pulando corda com roupa preta

Os exercícios aeróbios são atividades de movimento que contam com várias práticas, usando da música em muitas das vezes para condicionar o ritmo e o corpo enquanto faz o coração bater mais forte e transmitir energia para os músculos através do oxigênio. Além disso, a estruturação dos movimentos deixa o sangue fluir com maior agilidade, o que impacta positivamente também na tonificação muscular e na perda de peso.

A dica que damos é que você procure um profissional da saúde antes de começar a fazer qualquer atividade física, assim você entende o seu condicionamento físico e recebe a indicação dos melhores exercícios para fazer com segurança e ter os resultados que procura.

Diferença entre exercícios aeróbicos e anaeróbicos

Os exercícios aeróbicos são seguidos de atividades mais longas, mas com uma intensidade menor, isso acontece usando da resistência e a respiração, ampliando os pontos de foco de queima calorias sem tanta exaustão.

Tudo isso acontece por decorrência do aumento gradativo dos níveis de oxigenação, podendo também migrar aos poucos para o anaeróbicos, que são realizados com uma intensidade grande, podendo ser em menor tempo, porque a força e a resistência usados no treino são maiores e queima as calorias com mais rapidez, o que ajuda na definição dos músculos.

Quais os benefícios para a saúde e a estética?

O músculo é fortalecido e os pulmões recebem uma quantidade considerável de oxigênio, dando uma resistência maior ao corpo enquanto reduz o colesterol e a pressão alta com eficiência. O estímulo da circulação do sangue gera um fortalecimento no sistema imunológico, ajudando a controlar o aparecimento de algumas doenças.

A gordura corporal recebe estímulos queimando aos poucos suas calorias, enquanto deixa seus níveis de serotonina no topo, ou seja, o bem-estar natural que alivia seus estresses cotidianos. Com esses benefícios e muitos outros, você aumenta sua força para evitar lesões. Quem quer definir o corpo precisa ir subindo os níveis de exercício aos poucos até sentir os resultados, e não só isso, a aeróbica reduz o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Com as práticas diárias você vai perceber uma melhora na sua disposição, os músculos ficarão mais definidos e sentirá aumentar seu rendimento. Aproveite seus momentos livres para se beneficiar com os exercícios aeróbicos.

Quem pode praticar?

Os exercícios aeróbicos podem ser realizados por todas as pessoas, mas não são indicados para quem já tenha sofrido alguma doença cardíaca ou problemas respiratórios que podem acabar comprometendo sua saúde. Também não é indicado para quem tem problemas nas articulações ou se passou por algum procedimento cirúrgico recentemente.

Por isso é fundamental você entrar em contato com um médico para poder controlar os seus limites e saber quais exercícios são indicados para você. As gestantes também podem fazer, desde que realizem os exercícios de baixo impacto, que exigem menos esforços. Para isso, avise seu guia de exercícios para ele te ajudar com as melhores séries para seu caso específico.

Qual a frequência indicada?

mulher ao lado de aparelho de academia em casa

A frequência dos exercícios aeróbicos precisa ser equilibrada com sua situação, para quem está começando, precisa ter um treino de iniciantes para conhecer como o corpo irá reagir e quais são as práticas com as quais você mais sente proximidade.

O indicado é começar com uma corrida de 5 minutos e depois caminhar por mais 3. Acompanhando seu ritmo, você pode aumentar os minutos correndo e ir melhorando sua condição, mas também existem outros diversos exercícios para você poder combinar com caminhada ou a própria corrida em si. Não se esqueça também de equilibrar uma alimentação saudável com seus exercícios, uma vez que ela te ajudará a se nutrir para realizar as atividades físicas com mais domínio e resistência.

A diversão dos exercícios aeróbicos é poder fazer mais de uma prática e ainda conseguir desempenhar ótimos resultados em todas, o básico você vai aprendendo com o tempo e descobrindo qual é mais a sua cara.

Quais os tipos de exercícios e atividades aeróbicas?

mulher com bicicleta usando roupa fitness vermelha e capacete de ciclismo

Agora que você já consultou um profissional da saúde e entendeu sua situação, é muito mais fácil de escolher os exercícios. Seja começando na própria caminhada ou até dança, você descobrirá um universo de possibilidades que te ajudarão na definição do seu corpo.

É recomendado também que você entre em contato com alguém que saiba te direcionar nos exercícios, como um personal trainer para te passar um feedback se está executando da maneira correta cada atividade, para evitar lesões indesejadas e vícios de postura. Entre os exercícios de aeróbia indicados pela CAJUBRASIL, gostamos de citar:

Caminhada

A caminhada básica pode acontecer todos os dias e você consegue realizar no tempo que desejar, sendo breve, mais longa, em um passeio no parque, todas essas opções que fazem você se movimentar de um lugar até outro são benéficas, principalmente se manter a regularidade.

Corrida

A corrida acompanha as caminhadas, uma vez que, para pegar o impulso dela, você precisa iniciar caminhando e ir aumentando a intensidade. Depois que você for se acostumando, pode aumentar a frequência e o tempo correndo. Faça algumas pausas voltando a caminhar e, aos poucos, mantendo o ritmo e a rotina, você terá uma velocidade mais equilibrada e movimentos mais prolongados.

Natação

A natação movimenta todo o seu corpo, os movimentos possibilitam um fortalecimento de seus músculos, articulações a até ligamentos nervosos. Quem procura uma forma de emagrecimento mais rápida também pode optar pela natação. A serotonina liberada também diminui seus níveis de estresse e traz muitos outros benefícios.

Dança

A dança aeróbica envolve diversas práticas, podendo ser zumba, fit dance, balé, enfim, qualquer dança com movimentos rítmicos te ajuda positivamente em todo o corpo, definindo e ainda te deixando completamente saudável. Por meio da arte da música e a dança, você aprenderá não só a fazer exercícios aeróbicos de forma divertida, mas também libertará o estresse cotidiano enquanto dedica seu ponto de foco em uma atenção: os passos.

Ciclismo

O ciclismo usa da bicicleta como companheira do exercício, o ato de pedalar trabalha o emagrecimento, a definição da musculatura, a saúde mental, entre outros benefícios que também foram citados nos demais acima. Não só isso, mas a bicicleta pode ser um meio de transporte sustentável que, além de não emitir gases poluentes para a atmosfera, economiza dinheiro. Substituir automóveis por essa prática aeróbica ajudará em vários âmbitos de sua vida.

Agora que você conheceu um pouco sobre os exercícios aeróbicos, está na hora que começar a colocá-los em prática em sua rotina, para isso monte um cronograma como exercícios que pensa em fazer aproveite para começar o quanto antes.

Com o tempo você vai perder a barriga, definir sua musculatura e ainda se sentirá muito melhor no dia-a-dia, visto que exercícios físicos, desde uma corrida até a musculação te proporcionam uma vida mais saudável e mais animada! Esperamos que tenha gostado desse conteúdo e te esperamos no próximo! Até mais!

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