O que comer antes do treino? Opções saudáveis e práticas!

O que comer antes do treino na academia: opções práticas e saudáveis!

Seguir um estilo de vida saudável é muito bom, não é, Cajulovers? Ainda mais quando há exercícios físicos na rotina, que oferecem um conjunto de benefícios. O corpo e a mente ficam bem, há mais bem-estar no dia a dia, resistência, dá aquele alívio dos estresses da rotina corrida… Enfim, é tudo de bom.

Mas para aguentar a intensidade dos treinos, ter uma dieta balanceada em alimentos saudáveis, que proporcionam energia, disposição e força, é essencial, não acham? Porém, há muitas dúvidas sobre o que comer antes do treino: qual é o melhor alimento? Muito açúcar é indicado? Pouco carboidrato? E muitas mais.

É por isso que, hoje, nós da CAJUBRASIL vamos apresentar uma listinha com as melhores opções para aquele pré-treino potente que te ajudará nos exercícios. Quer saber mais? Então, fique ligada no post!

Saiba o que comer antes do treino: as melhores opções!

Engana-se quem pensa que para fazer um bom pré-treino precisa de ingredientes super caros e que necessitam de um preparo muito longo. Alimentar-se com opções saudáveis pode ser muito prático e com pouco gasto, basta um pouquinho de criatividade ou se basear em receitinhas das nutricionistas.

Aliás, é válido lembrar que um acompanhamento nutricional pode ser essencial, ok? Afinal, o profissional avalia cada caso por suas particularidades, algumas pessoas precisam de maior quantidade de minerais, proteínas, carboidratos, entre outras coisas. O nutricionista saberá exatamente o que os pacientes precisam, então, depois de uma consulta, você poderá adaptar as receitinhas que mais gosta.

Algumas sugestões mais comuns e que os benefícios são inegáveis, são:

Batata-doce

Sim, a batata-doce é muito importante antes do treino, pois é uma fonte de carboidratos bem necessária, ideal para oferecer energia e manter a saciedade.

Além disso, ela estimula o catabolismo e regula os níveis glicêmicos. Ela deve ser consumida até uns 40 minutos antes de treinar para que seu processo de produção de energia já esteja presente enquanto você realiza seus exercícios.

abóboras e batata assada em fatias com cheiro verde

O melhor é que ela seja comida cozida para que seus nutrientes permaneçam. Pode optar por jogar temperinhos para deixá-la ainda mais saborosa, mas aí são coisas a gosto. Tem pessoas que preferem comer ela pura mesmo, porque apreciam o sabor.

Barrinhas proteicas

As barrinhas de proteína fazem efeito, por isso existe uma grande variedade delas. Saborosas, com poucas gorduras e excelentes fontes de carboidratos. Além disso, são muito fáceis de carregar, não é? Então, sempre há tempo para comer uma, mesmo com a rotina super corrida.

Frango

O frango é um importante alimento para o pré-treino já que é uma fonte alta de proteínas, ajudando na construção muscular, dando saciedade e energia, além de auxiliar na recuperação pós-exercício. Ele costuma ser o parceiro da batata-doce nos cardápios e não é de menos, né? Já que o prato de carbo e proteína fica completo!

Para prepará-lo, tente usar o mínimo de óleo possível e opte por temperos naturais, como limão, lemon pepper, uma pitada de sal e outros condimentos da sua preferência.

Ovo

frigideira de ferro com omelete

Um ovinho mexido ou cozido são incríveis para comer antes do treino. Assim como o frango, ele possui muita proteína, ajudando na hipertrofia e a manter os benefícios que esse estado oferece após o treino.

O mesmo vale para o peito de peru e atum, você pode comê-los com um pãozinho integral ou torradas, até mesmo com uma bolacha de arroz. Nada melhor que um alimento super saboroso antes daquele puxar de ferro pesado, certo?

Açaí

Apesar de ser um alimento calórico, o açaí é uma excelente fonte de cafeína e carboidrato, deixando você animada para dar o melhor de si no treino! Além disso, tome cuidado com o que adicionar e a quantidade, ok? Não é preciso muito antes do treino, coma uma quantidade razoável e que te ofereça os nutrientes necessários.

Crepioca

A crepioca nada mais é que a tapioca com ovo, então traz os benefícios do ovo e o alto valor nutricional dessa farinha, basta bater para formar uma massa e levar ao fogo. O ideal é que seja em uma frigideira antiaderente para não precisar untar e não grudar, mas, caso não seja possível, um fiozinho de óleo bem espalhado é suficiente.

Para fazer uma opção salgada, pode rechear com queijo branco, peito de frango desfiado com um pouco de requeijão light e, até mesmo, peito de peru. A criatividade é a chave, mas busque sempre um recheio proteico e com bom carbo.

Agora, caso deseje uma doce, pode optar por misturar ovo, farelo de aveia e um pouco de whey ou cacau em pó, pode adicionar frutas mais doces, como banana, morango, kiwi, entre outras de sua preferência. Só tome cuidado para não exagerar no açúcar e ter um pico de energia, que facilmente se vai em exercícios mais pesados.

Frutas

tigela branca com salada de frutas mistas e colher sobre fundo de madeira

As frutas foram citadas acima e é porque são essenciais para a boa manutenção do organismo e para ajudar na hipertrofia muscular.

Além de oferecerem as proteínas e carboidratos que são essenciais para a realização dos exercícios, são uma fonte rica de vitaminas e minerais, cuidando do coração, repondo os nutrientes faltantes, ajudando na desintoxicação, agindo como um anti-inflamatório e muito mais.

Aposte em bananas, morango, mamão – esse é ótimo para a flora intestinal também – abacate, que contém gorduras boas, laranja, melão, entre outras. Só tome cuidado para não consumir muitas, porque elas contém açúcar.

O melhor de tudo é que elas podem ser comidas de diversas maneiras, como em shakes com whey e um pouco de leite, apenas picadas, congeladas e batidas com iogurte natural, entre tantas outras opções.

Saladas mistas

Se você é uma amante dos legumes e das verduras, com certeza, pode incluí-las em seu pré-treino. No caso das saladas, como são pouco calóricas e com boa fibra alimentar, podem ser comidas à vontade.

Mas para melhor saciedade, por que não inserir alguma coisa diferente? Frango desfiado, atum, peito de peru ou queijos magros são boas opções. Basta fazer aquele temperinho natural que você ama e desfrutar da boa refeição. Assim, estará nutrida e pronta para arrasar nos treinos!

Alimentos que você deve evitar antes do treino

Bem, agora que você já sabe o que comer antes do treino, deve conhecer os ingredientes menos indicados para isso. Não que eles sejam maus, até porque ainda são saudáveis, mas não oferecem o essencial antes da atividade física.

Um deles é a carne vermelha, geralmente a de boi, que é a mais consumida. Apesar de ter muitos benefícios, se consumida antes de ir para a academia, pode causar desconfortos digestivos, além de deixar a pessoa um pouco mais lenta. Isso porque essa fonte de proteína é bem mais lenta de digerir, então demora a ter os resultados que as outras opções apresentadas têm.

Nem precisamos falar muito dos alimentos gordurosos, como as frituras, não é? Além de muitas calorias, o óleo pode fazer mal e atrapalhar o rendimento e a força, prejudicando a hipertrofia.

Energéticos também são proibidos. “Ah, mas eles podem dar energia para o treino”. Sim, até podem, mas a grande quantidade de cafeína, açúcar e sódio fazem tudo, menos bem para quem deseja uma vida mais saudável, ainda mais porque aceleram o coração.

Viu, não é muito difícil escolher o que comer antes do treino, não acha? São muitas opções, você pode adaptar o seu cardápio da maneira que gostar mais e atender as necessidades do seu objetivo a ser alcançado – mas não se esqueça de ter o acompanhamento de um nutricionista, ok?

Então, Cajulovers, o que acharam dessas opções? Super saborosas, né? Tendo a alimentação bem balanceada e correta no seu pré-treino, o treino vai render ainda mais e sua vida será muito mais saudável.

Para mais dicas de boa alimentação, treinos e muitos outros assuntos sobre vida saudável, acompanhe sempre o blog da CAJUBRASIL. E não se esqueça de interagir conosco nas redes sociais, até a próxima, beijos!

3 comentários em “O que comer antes do treino? Opções saudáveis e práticas!”

Deixe um comentário