Autocuidado: o que é? Como inserir na rotina?

Como praticar o autocuidado de forma simples e prática

O autocuidado vai muito além de separar uma boa máscara de argila e demais produtinhos de skincare. Afinal, há diversas práticas para se fazer sozinha ou com os amigos que podem expressar amor próprio e saúde emocional.

O autocuidado nada mais é do que aquelas pequenas (mas nobres,) coisinhas que fazemos por e para nós mesmas. Parece difícil, mas quando cultivamos doses de carinho diariamente pelo que somos, aos poucos as atividades vão se tornando espontâneas.

Mas, Caju Lovers, para entender de uma vez por todas no que consiste o autocuidado, pense-o como um conjunto de ações e hábitos que só você pode fazer por si mesma a fim de conseguir melhor saúde emocional, física e social.

Quer saber um pouco mais do que você pode fazer por si começando ainda hoje? Não perca por nada a leitura das nossas dicas que estão a seguir. E então você conhecerá ações efetivas e funcionais de autocuidado para dar um tapa na autoestima. Vem com a gente!

5 dicas de autocuidado e autoamor para praticar ainda hoje

Antes de mais nada é importante entender que quando falamos de autocuidado estamos mobilizando várias esferas de nossas vidas, seja a esfera física, emocional, social e até espiritual.

O ponto é que uma ação que demonstra cuidado por si mesma, embora esteja mais centrada em uma esfera, vai tocar praticamente todas as áreas da sua vida.

Pense na prática de exercícios físicos. Quando você faz atividades físicas regularmente não está apenas contribuindo para um melhor desempenho e condicionamento físico, mas também para a saúde de sua mente, para o seu equilíbrio emocional (dada a diminuição do cortisol) e, muitas vezes, para uma maior socialização.

É, quando investimos um tempo em nós mesmas estamos propensas a passar por transformações maravilhosas e poderosas em nossas vidas. Por isso, cada uma das nossas sugestões não devem ser levadas como ações isoladas, mas como movimentos direcionados capazes de trazer múltiplos benefícios. Confira aí!

Praticar yoga: é sempre uma boa opção!

mulher ajoelhada em campo gramado com as mãos no cabelo e roupa de academia

A prática do yoga é, sem dúvidas, o maior exemplo de que o autocuidado pode trazer o equilíbrio necessário entre mente e corpo. Para aquelas que querem conquistar maior consciência corporal, essa atividade é um prato cheio.

Além de aliviar as tensões do corpo físico, as asanas (posições do yoga) estimulam o controle da ansiedade e do estresse diário, trazendo ainda mais harmonia aos estados mentais.

Mas, o mais interessante da prática do yoga é o encontro que proporciona com nós mesmas. A atividade requer plena consciência do momento presente e pede que sintamos o nosso corpo inteiro.

Levando em consideração que cada postura exige o controle de nosso corpo e de nossa mente, a atividade requer silêncio e, consequentemente, uma volta para dentro de si. E aí, topa?

Fique offline

Busque ficar um tempo offline com a finalidade de se encontrar. Todos os dias somos bombardeadas nas redes sociais com uma série de informações, assim pode ficar difícil descobrir quem realmente somos e do que realmente gostamos.

mulher sentada sobre base de árvore e terra com roupa esportiva azul e cavalo ao fundo

Sendo assim, sair das redes sociais e se manter mais presente na realidade efetiva pode ser uma forma incrível de estar mais perto e mais próxima de você mesma. Aproveite para se exercitar ao ar livre, para curtir a natureza! Só você, seus amigos, sua mochila e garrafinha de água – afinal, hidratadas, sempre.

A instantaneidade dos meios virtuais faz muitas vezes que nos esqueçamos que somos seres humanos e lidamos com outros seres humanos semelhantes a nós. Ao se permitir subir à superfície você notará mudanças em suas emoções que passarão a ser mais palpáveis.

É possível notar até mesmo uma mudança em suas relações interpessoais. Todo encontro pessoal se tornará mais real, afinal, você realmente estará observando as pessoas sem as distrações das notificações dos aplicativos. Então lembre-se sempre: os meios virtuais são instantâneos, mas você não!

Permita-se estar distante de pessoas tóxicas

Há uma frase muito interessante da Nina Simone que diz o seguinte: você precisa se levantar da mesa quando o jantar não é mais servido. Caju Lovers, dizer “NÃO!” e se retirar de relações que só te desgastam é também uma forma de autocuidado e autoamor.

Às vezes, grande parte de seu desgaste mental e emocional vem das relações que você se permite permanecer com medo de não ser capaz de encontrar amigos e amores que realmente te tratem bem e que sejam recíprocos.

Logo, não tenha medo de se levantar da mesa, recolher a louça de jantar e montá-la em mesas diferentes e mais estáveis. E mais que isso, permita-se estar com quem realmente importa e com quem te ama de verdade.

Passar um tempo com amigos verdadeiros e entes queridos é uma forma de levar a vida com mais leveza e dividir o peso dos problemas que não precisam ser carregados somente em seus ombros. E a propósito, estar no meio de pessoas verdadeiras te impulsiona a ser a melhor versão de si mesma, uma vez que você se sente bem para ser simplesmente você <3.

Invista em uma alimentação saudável

Você já deve ter ouvido por aí que “você é aquilo que você come”, certo? Pois bem, meninas, sabemos que pode ser clichê falar de alimentação, mas não tem como negar que uma má alimentação pode refletir diretamente no desempenho de nosso corpo físico e mental. Aliás, perguntinha básica: quando foi a última vez que você cozinhou para si mesma?

Devemos informá-las que uma má alimentação reflete um descuido consigo mesma, aliás, se você acha que é uma perda de tempo bater um suco verde para si ou ainda fazer um almoço para o seu próprio e exclusivo consumo, talvez em algum momento de sua vida você tenha perdido o hábito de gastar seu auto esforço com você mesma. É hora de recuperar isso!

Afinal, você deveria ser a pessoa mais importante para si mesma. Se os outros são dignos de seus cuidados, você também deveria ser. Então, busque criar o hábito de fazer as compras de seus próprios alimentos e cozinhar para si uma refeição saudável sempre que possível.

Logo você perceberá que passar um tempo escolhendo os alimentos, seja no mercado ou feira livre, possibilitará um maior conhecimento e reflexão sobre os seus próprios gostos e práticas alimentares.

E quando falamos em investir um tempo em sua alimentação, nem estamos falando de fazer dietas “milagrosas” ou seguir à risca um jejum intermitente. Não! Estamos falando de se permitir deixar o fast food de lado e cozinhar alimentos mais saudáveis e que realmente farão bem para o seu organismo no geral, certo?

Seja a sua melhor amiga e reconheça o seu valor

É comum no decorrer do dia a dia nos cobrarmos constantemente no desempenho de algumas funções. O problema é quando a autocobrança começa a se intensificar tornando-se autocrítica.

Como você se trata no dia a dia? Com carinho e atenção ou com críticas nada construtivas? Você se deprecia constantemente ou entende o seu valor? As palavras que proferimos para nós mesmas podem ser catastróficas e gerar sequelas irreversíveis.

Mas, não se preocupe, temos uma diquinha incrível para melhorar a autocomunicação. O primeiro passo é perceber um momento em que está sendo dura demais consigo e lembrar que você jamais falaria do jeito que fala com você mesma com uma amiga que ama demais.

mulher em quintal com gramado segurando um cachorro beagle no colo e usando roupa fitness

Entenda que o autocuidado também diz respeito ao autoamor. Então, se você jamais depreciaria uma amiga com críticas e xingamentos, por que faria isso consigo?

Por fim, é essencial que você reconheça o seu valor e aquilo que você realmente é boa. Vai, fala sério, com certeza existe algo que você sabe fazer como ninguém e que te deixa muito feliz. Então, por que não fazer mais disso?! Por que não fazer MUITO disso?!

Garantimos que ao se debruçar sobre coisas que realmente demonstrem as suas habilidades e competências, dificilmente você se verá frustrada, porque tudo fará mais sentido.

Prontinho, Cajulovers, gostaram das nossas dicas? Bom, mas agora o que queremos mesmo é ver vocês colocando as dicas em prática, viu? E contando para gente sobre os resultados. Aliás, vocês têm mais alguma sugestão de práticas de autocuidado para compartilhar com a galera? Se sim, deixem aqui nos comentários.

E permaneçam atentas, porque a cada semana uma nova publicação de espera aqui no blog.

Beijinhos!

3 comentários em “Autocuidado: o que é? Como inserir na rotina?”

Deixe um comentário