Definição muscular: dicas práticas para definir! Confira!

A definição muscular é o desejo de muita gente, e para conseguir alcançar essa definição é preciso tomar algumas medidas fundamentais. A maior parte desses resultados se dá ao praticar algumas dessas dicas que separamos para você. Desde a alimentação até o tipo de exercício que você pratica influenciam na sua conquista.

Um fator muito influente na prática de exercícios é a ansiedade, muitas pessoas se desesperam para conseguir o resultado em poucas semanas, e se esquecem que existe um processo, ao notar que tudo é muito diferente na prática muitos acabam desistindo e outros optam por meios que acabam sendo prejudiciais à saúde, o que não auxilia em nada.

Agora se você já pratica exercícios frequentemente, tem paciência e não está conquistando os resultados esperados, pode ser que esteja realizando alguns passos de forma errada ou a alimentação pode estar desequilibrada. Confira algumas dessas dicas e saiba como conseguir a definição muscular de forma eficiente!

Diferença entre definição e tonificação muscular

A definição muscular é diferente da tonificação, e algumas características revelam isso. Quando os músculos começam a aparecer e a gordura diminui de percentual, chamamos de definição muscular. Diferente da tonificação muscular que é o fortalecimento desses tecidos musculares para ter uma maior resistência.

Quem tem os músculos tonificados não se preocupa com a flacidez, já que os exercícios auxiliam nesse controle. A definição muscular te ajuda no processo da tonificação, entretanto existe a possibilidade de acontecer ambos ao mesmo tempo.

Para definir, estabeleça metas!

mulher correndo na rua com roupa fitness

Saiba de sua realidade consultando um especialista na saúde, assim ele poderá recomendar os melhores exercícios para o seu caso, com isso você conhecerá os seus limites e ainda terá melhores resultados. Definir metas de como quer que seu corpo fique e o que você precisa fazer para chegar até ele é fundamental.

Seja realista quanto aos seus objetivos, saiba onde está começando e onde quer chegar. Comece treinando 30 minutos por dia e vá aumentando o tempo conforme sua performance vai melhorando. Para quem está procurando perder peso, inicie criando uma meta de exercícios que auxiliem na definição muscular, para que depois que alcançar esse objetivo, você começar outro.

Quanto tempo demora para definir o corpo?

O tempo é diferente para cada corpo, por isso é necessário manter a rotina de exercícios e da alimentação para que os resultados apareçam com mais rapidez. A falta ou a diminuição dos treinos pode desequilibrar seu processo.

Uma dica é: não se preocupe com o tempo, pois isso pode causar ansiedade, e ela não é uma boa companhia para seus exercícios, além de prejudicar sua performance, a saúde mental é uma grande influenciadora em nossa saúde física.

Além disso o descanso é processo fundamental, então tire pausas de 48 a 72 horas antes de treinar o mesmo grupo muscular, pois com essa pausa seus músculos conseguem se definir sem complicações.

Por esse motivo esteja sempre cuidando do corpo e da mente para tudo ficar alinhado. Agora, se você já está fazendo tudo certo, equilibrando os exercícios regularmente, recomendamos que você registre seu processo com fotografias dia após dia para acompanhar sua evolução e se motivar ainda mais.

O que comer para definir o corpo?

mulher bebendo shake fitness

A dieta é determinante em suas performances, por isso a alimentação precisa andar de mãos dadas com seus exercícios. A quantidade exata de gorduras e carboidratos que você precisa ingerir vai depender de sua genética, grupo de exercícios que está realizando e outros fatores, por esse motivo a consulta com um nutricionista é essencial.

Se concentre na nutrição para receber uma quantidade de proteína considerável, as proteínas são essenciais para compor a estrutura corporal no geral, além disso recomendamos adicionar alimentos ricos em fibra, como lentilha, linhaça, cereais integrais, algumas frutas, entre outros.

Além disso não se esqueça de beber muita água, pois seu desempenho tende a ser ainda melhor com o corpo hidratado, por isso invista em uma Garrafa ou Shaker para levar algum líquido aos seus treinos.

Quais os melhores exercícios para definir o corpo?

mulher fazendo agachamento com wall ball

Os exercícios certos podem gerar seus resultados esperados, mas não exagere, e lembre-se sempre de ter um acompanhamento para não sofrer lesões e ter indicação dos exercícios que vão funcionar para você.

O treino indicado para a hipertrofia, ou seja, para o aumento dos músculos deve acontecer com maior intensidade se a sua busca é por definição muscular. Para isso, aumente o tempo das repetições sempre que você perceber que já não tem dificuldades para realizar a quantidade que está fazendo.

Com o aumento das repetições, complete também adicionando mais peso. Tudo isso com calma e respeitando sempre seus limites. A dica é ir se adaptando conforme o seu biótipo, além disso não se esqueça de usar roupas confortáveis para suas atividades ficarem ainda mais eficientes. Os exercícios para hipertrofia incluem: supino, levantamento de peso, barras, entre outros.

E agora, o que fazer para definir mais rápido?

Agora que você viu essas dicas, comece já a praticar suas atividades para definir seu corpo e tonificar seus músculos, o tempo, assim como dissemos anteriormente é o causador dos resultados, com o controle dele a cada dia você pode se motivar ainda mais. Por isso, tenha paciência e não desista!

Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Não deixe de compartilhar com quem você sabe que precisa dessas dicas. Até a próxima.

2 comentários em “Definição muscular: dicas práticas para definir! Confira!”

Deixe um comentário