É possível ganhar massa muscular tomando anticoncepcional?

A ingestão de anticoncepcionais é um ótimo método contraceptivo que faz uso de hormônios para evitar a ovulação e impedir a gravidez. É um método que, se for utilizado de forma correta, respeitando todas as datas e horários, consegue uma eficácia média de 99,8% contra riscos de uma gravidez indesejada – um dos mais efetivos de todos.

Mas você já ouviu falar que o uso desses hormônios pode prejudicar a aquisição de massa muscular no corpo feminino? Para a infelicidade de muitas, médicos e pesquisadores afirmam essa alegação e que isso pode afetar os resultados de treinos de mulheres que realizam exercícios. Entenda melhor sobre o tema a seguir.

Por que isso acontece?

cartela de anticoncepcional

A explicação está no fato de que os hormônios que os anticoncepcionais trazem ao corpo interferem diretamente na produção de outros hormônios, os anabólicos, tais como estrógeno, progesterona, testosterona e cortisol. Juntos esses hormônios atuam em várias funções do organismo e uma delas é a aquisição de massa muscular.

Trata-se de uma medicação muito forte e que interfere também em outras partes do organismo, facilitando o ganho de peso e de acúmulo de líquidos ao passo em que promove a perda de energia e massa nos ossos. Contudo, os anticoncepcionais compõem um dos métodos contraceptivos mais eficazes que existem e trazem vários benefícios ao corpo feminino.

Assim, o medicamento traz várias vantagens e desvantagens e cabe às mulheres, junto a ginecologistas de segurança, decidir se seu uso vale a pena ou não. Caso você não realize atividades físicas, as vantagens são inúmeras e, por isso, vale muito a pena a ingestão de anticoncepcionais, no entanto, se você faz uso contínuo desse medicamento e a prática de exercícios faz parte de seu estilo de vida, os resultados esperados podem ser afetados.

O que ocorre no corpo?

mulher na academia com roupa vermelha

Dentro do corpo, a explicação está no fato de que, com o uso de anticoncepcionais, o fígado feminino produz uma proteína específica em maiores quantidades, a globulina. E é ela que inativa a testosterona, um hormônio masculino presente em níveis escassos no corpo feminino.

Isso porque o anticoncepcional reproduz sinteticamente dois hormônios femininos: o estradiol e a progesterona. Ao serem ingeridos pela mulher, o corpo então interpreta que já realizou a produção da quantidade suficiente desses hormônios e interrompe sua produção natural.

Assim, como o corpo passa a receber uma quantidade constante desses hormônios sintéticos, a hipófise – uma glândula endócrina – não consegue enviar hormônios suficientes para a ovulação. O resultado de todos esses processos é que o ganho de massa muscular é prejudicado pois os hormônios do anticoncepcional não são absorvidos pelo organismo por não serem naturais.

Além disso, sem esses hormônios, consequentemente o corpo fica sem os hormônios anabolizantes também, e isso prejudica o ganho de massa muscular para as mulheres. Desse modo, mesmo com a prática diária de atividades físicas, os resultados podem ser prejudicados.

Como contornar o efeito do anticoncepcional no ganho de massa muscular?

braços pegando alther

Primeiramente, é preciso entender que cada organismo é diferente entre si e isso significa que os efeitos dos hormônios podem ser diferentes de acordo com as pessoas. Assim, é sempre recomendando a consulta a um/uma ginecologista de confiança para que o profissional possa avaliar seu caso com mais certeza e indicar as medidas cabíveis para seu caso.

Assim, a medida mais prática para que os efeitos colaterais dos anticoncepcionais não alcancem seus treinos é adotando o uso de outros métodos contraceptivos que não interfiram nos hormônios de seus corpo, como com o uso de preservativos ou com DIU (um Dispositivo Intrauterino).

Se mesmo assim você optar por fazer uso de hormônios com testosterona, você pode buscar por anticoncepcionais monofásicos que têm em sua composição apenas a gestrinona, assim, você consegue impedir a ovulação sem afetar a testosterona do corpo, alcançando então os resultados de atividades físicas ao corpo.

Contudo, é importante se atentar a consultar um médico para evitar outros possíveis efeitos colaterais, uma vez que a gestrinona tem forte potencial para atingir negativamente o organismo de outras formas, tais como o aumento da oleosidade da pele e até mesmo outras modificações mais intensas que afetam a voz e a quantidade de pelos no corpo.

Assim, é preciso analisar os prós e contras do uso dos medicamentos contando sempre com o auxílio de um médico especializado na área. Além disso, é importante não se esquecer também que os anticoncepcionais não são os “vilões” da história, afinal são eles quem garantem uma grande proteção contra possíveis gravidez indesejadas, combate às acnes, TPM e até mesmo cistos em ovários.

O que achou desse post? Compartilhe-o com suas amigas que mantêm uma rotina mais saudável com atividades físicas e fazem uso de anticoncepcionais – é uma informação muito pertinente e que pode trazer melhores resultados a elas. Muito obrigado pela leitura e até o próximo post.

Deixe um comentário