Conheça o abdominal hipopressivo: o que é? Como fazer?

Antes de começar este post, já deixamos avisado que é preciso consultar um profissional da saúde para analisar sua situação e te direcionar na hora da prática. Lembre-se que todos os exercícios precisam ser realizados corretamente para não causar danos à tua saúde.

O abdominal hipopressivo, também conhecido como LPF, é um método para tonificar os músculos do abdômen. Indicado também para quem tem dores nas costas e mulheres no pós parto, ele não é só indicado para a definição do músculo, mas também é excelente para uma melhora no funcionamento intestinal e urinário.

Essa técnica envolve a respiração e auxilia no alinhamento da postura, sendo uma prática muito comum entre homens e mulheres que buscam uma rotina saudável. Aqui nesse post, vamos te mostrar um pouco mais sobre esse exercício que vem ganhando força a cada ano!

O LPF é conhecido também como uma “cinta natural” que trabalha com a parede abdominal por meio da respiração e da postura e, para conseguir os resultados desejados, é necessária a prática constante. Suas características permitem que a pessoa consiga praticar com mais facilidade e em qualquer lugar, uma vez que o corpo fica parado e os movimentos do abdômen vão derivar da técnica de respiração.

Como fazer o abdominal hipopressivo?

Focando no vácuo abdominal é preciso deixar o queixo alinhado com o ponto de visão, como se o a cabeça fosse puxada para cima. Os pés precisam ficar paralelos com uma distância de um palmo cada, issoé muito importante, pois será a sustentação do corpo em conjunto com a postura correta.

mulher fazendo abdominal hipopressivo

Após deixar a cabeça ereta e os pés separados, relaxe seus braços e deixe sua coluna reta, com isso, comece a puxar o ar pelo nariz, preenchendo toda caixa torácica. Apesar do ar ser puxado pelo nariz, ele vai ser solto pela boca. Mas atenção: não é preciso assoprar para que o ar saia, apenas ao abrir levemente sua boca, deixando ela relaxada, vá liberando aos poucos até o ar sair completamente.

Permita com que as costelas fiquem abertas durante a entrada de ar nos pulmões, subindo o peito na mesma ordem. A apneia é o bloqueio da respiração, ela deve acontecer assim que todo ar sair. Com a saída completa do ar dos pulmões, chega a hora do vácuo,que é a aproximação do abdômen com o estomago.

O vácuo é quando a costela fica aberta e o estômago, de certa forma, entra sob ela, pois o diafragma sobe. Algumas pessoas podem apresentar dificuldade ao realizar o vácuo, pois, ao invés de abrir a costela, acabam contraindo o abdômen e ativando o reto abdominal.

Uma técnica que ajuda na realização correta do vácuo é tapar o nariz depois que acaba de soltar o ar, isso ajuda na abertura das costelas com mais facilidade. Uma outra dica extremamente necessária é que, na hora de sair do vácuo, é preciso puxar a respiração e soltar novamente enquanto organiza a barriga.

Você sabia que, quando o Hipopressivo é realizado corretamente, você consegue sentir também o vácuo na fossa clavicular? Pois é, aquele espaço que forma um buraco entre o pescoço e o peitoral.

Quais os benefícios do Hipopressivo?

Um dos benefícios do Hipopressivo é o controle entre mente e corpo, pois sua respiração será o maior foco, juntamente com a técnica abdominal. Isso acaba funcionando como meditação, porque é o foco em momentos ou práticas em específico.

mulher fazendo abdominal hipopressivo

Ao direcionar todo seu foco a apenas o exercício, sua constância e desempenho podem aumentar, permitindo que você realize com mais facilidade e fique com o corpo e a mente relaxados após cada vez que você praticá-lo.

Outro benefício claro é a definição do abdômen, porque o trabalho é realizado nessa região principalmente, o que consequentemente beneficia a postura, que organiza a coluna e a alinha durante a técnica.

Faz mal murchar a barriga por muito tempo?

Ao realizar o abdominal hipopressivo, muitas pessoas se questionam se faz mal, uma vez que a barriga é murchada por algum tempo. Para que esse exercício te ajude na definição de seu abdômen e não cause desconforto, é preciso controlar a prática.

mulher fazendo abdominal hipopressivo

Só pode acontecer uma lesão ou algum problema se você fizer ele durante algum exercício na academia ou alguma outra prática que exija outros esforços. Tudo bem você fazer antes, ou após algum treino ou atividade física, mas não faça durante nenhuma prática. Só faça quando você tiver um tempo para se dedicar apenas ao LPF.

O recomendado é realizar uma vez por semana por 30 minutos seguidos e pelo menos 5 minutos a cada dia. Essa frequência vai te ajudar a conseguir a barriga definida em pouco tempo.

Vale lembrar que algumas pessoas podem apresentar tontura, isso é causado pela respiração – quando o ar entra, leva-nos a baixos níveis de dióxido de carbono, com isso, pode acontecer o estreitamento dos vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro.

A pressão realizada envolve praticamente todo o corpo, por isso é comum sentir um desconforto nas costas, na lombar, por exemplo. Isso, claro, sem falar que você vai suar bastante, até porque é um exercício físico que, mesmo parado, trabalha com a musculatura e o corpo no geral.

Agora que você conheceu um pouco mais sobre o abdominal hipopressivo, já dá para começar a praticar com um profissional da área. Organize-o na sua rotina e não deixe a prática de lado, pois só ela pode te proporcionar os resultados que você tanto busca!

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de nos acompanhar semanalmente aqui no blog da CAJUBRASIL! Até a próxima!

3 comentários em “Conheça o abdominal hipopressivo: o que é? Como fazer?”

Deixe um comentário