Como fazer trilha? 5 dicas fundamentais para iniciantes!

Fazer trilha significa se aventurar caminhando em meio à natureza para descobrir lugares pouco explorados pelos humanos, aproveitando para curtir a natureza em meio ao caminho. É poder desafiar seus próprio limites, fazendo seu corpo alcançar feitos que nem mesmo você pensou que seria capaz.

Para que isso seja possível, é necessário se preparar para enfrentar alguns obstáculos e imprevistos que a aventura pode proporcionar. Se você tem vontade de se jogar nessa prática, a CAJUBRASIL trouxe 5 dicas imperdíveis de como fazer trilha, até para os iniciantes. Confira!

5 dicas para fazer trilhas para iniciantes!

Buscamos reunir aqui dicas fundamentais para quem pretende embarcar nas trilhas pela primeira vez. Afinal, essa modalidade exige diferentes habilidades e capacidades do praticante.

Não é indicado apenas sair andando em meio à mata sem ter noções básicas de como lidar com as situações de trekking (caminhadas em meio à natureza). Então, confira as dicas para se preparar de verdade para essa aventura:

Dica 01: prepare-se fisicamente!

A primeira dica para quem quer se aventurar em uma trilha é se preparar fisicamente, afinal, serão exigidos força, equilíbrio e flexibilidade, além de capacidade cardiorrespiratória para aguentar todo o percurso com tranquilidade.

mulher correndo na areia da praia e mar e ceu ao fundo

Por isso, é fundamental que você já tenha um preparo físico para se aventurar no trekking, então, faça treinos de caminhadas na sua cidade para fortalecer a sua capacidade de se manter em movimento. Ande por pelo menos uma hora todos os dias em ritmo moderado ou pratique exercícios aeróbicos para aumentar sua capacidade cardiorrespiratória.

Você pode aumentar esse tempo de acordo com a duração do percurso da trilha que irá fazer. Por exemplo, se pretende fazer uma trilha com duração de 1h30min, você precisa estar apto para caminhar durante esse período com tranquilidade em uma pista de caminhada, visto que a trilha exigirá mais de você devido ao terreno disforme com pedras e galhos no meio do caminho.

Se você gostar, os exercícios de musculação e crossfit também podem ajudar bastante. Se você já é adepto a essas práticas, já está um passo a frente dos outros iniciantes. Contudo, dê uma atenção maior aos treinos de cardio dias antes de fazer a trilha.

Dica 02: tenha os equipamentos e acessórios específicos

Além de estar preparado fisicamente, é fundamental que você esteja usando os equipamentos e acessórios necessários para a prática.

Então, escolha roupas para fazer trilha que sejam ideais para cardio e que exijam mais flexibilidade. Dependendo da trilha, é mais indicado usar calça para que suas pernas estejam protegidas de arranhões de galhos mais baixos durante a trilha. Se o tempo estiver fechado, leve uma capa de chuva.

No geral, escolha roupas que mantenham a temperatura do corpo confortável, seja aquecido ou mais fresco, a depender do seu percurso e do clima. Além disso, pense em peças que te protejam de insetos, do sol e de possíveis atritos com galhos que pode encontrar no caminho.

No caso dos acessórios, como a mochila, escolha itens compactos e leves para que não te atrapalhem no percurso.

Dica 03: saiba o que colocar em sua mochila

Existem alguns itens que você não pode esquecer ao se aventurar em uma trilha. Então, prepare a sua mochila com:

  • Repelente;
  • Protetor solar;
  • 1 par de peças de roupas extras para a volta para casa;
  • 1 faca ou canivete bem afiado;
  • Kit para curativo básico.

Esses itens podem ser muito úteis para sua prática de trekking, afinal, você pode enfrentar sol forte, grande quantidades de mosquitos ou precisar fazer um curativo de emergência, seja em si mesma ou em alguém do seu grupo.

Para saber tudo o que precisa levar para a trilha, não deixe de conferir nossa lista completa!

Dica 04: leve snacks e bastante água

Para garantir a energia e a disposição necessárias para praticar uma trilha, leve snacks e água suficiente para ir e voltar no seu percurso. Opte por lanches leves que não estraguem facilmente e que possam te oferecer energia durante o percurso.

mulher de costas com rosto de perfil usando bone e oculos de sol e arvores ao fundo

Você pode levar castanhas, nozes, amêndoas, barrinhas de cereal, algumas frutas mais firmes (que não irão desmanchar na mochila) e também sanduíches leves e saudáveis. Ah, ao optar por levar sanduíches, atente-se à temperatura que estará fazendo no dia, visto que eles podem estragar mais facilmente durante o caminho por conta do calor.

Dica 05: vá com um grupo com pessoas mais experientes

A nossa última dica é muito importante para iniciantes, afinal, é sempre válido contar com pessoas mais experientes que já sabem os segredos para fazer uma boa trilha, existem macetes únicos para cada trilha que você irá fazer.

Então, contar com uma pessoa que já tenha feito o percurso ao menos uma vez é fundamental para que dê tudo certo durante o percurso. Para trilhas de nível complexo de dificuldade, é preciso contatar um guia de turismo de aventura para pode realizar o percurso, visto que o trajeto pode oferecer obstáculos mais difíceis de serem transpassados.

mulher vestida com roupas de trilha escalando um morro de terra

E uma dica indispensável para quem está começando: nunca faça uma trilha sozinho! Essa é uma dica válida até mesmo para os aventureiros mais experientes, já que, caso aconteça um imprevisto (como uma torção no tornozelo ou um mal-estar por conta do calor excessivo), é necessário ter ao menos uma pessoa para oferecer ajuda.

Por isso, é sempre mais indicado ir acompanhado de um grupo de pessoas, além de ser muito mais divertido, é também muito mais seguro!

E aí, preparada para iniciar no universo do trekking com mais segurança e confiança? Esperamos que as nossas dicas tenham te ajudado para você começar trilhar com sucesso. Fique ligada no blog da CAJUBRASIL e até a próxima!

Deixe um comentário