Exercício em casa funciona? CAJUBRASIL explica!

Muita gente deixa de lado a possibilidade de fazer exercícios em casa, e por quê? Cada um apresenta uma justificativa diferente: uns não têm espaço, outros dizem que se exercitar em casa não dá resultados e há quem tem dificuldade em manter a constância dos treinos em casa.

Por isso, no post de hoje, CAJUBRASIL te explica se fazer exercícios em casa funciona de verdade! Venha conosco nessa leitura e descubra como e por quais motivos malhar em casa é uma boa escolha para você.

Fazer exercício em casa funciona mesmo?

Muitos quesitos devem ser levados em consideração, mas, se você tiver constância e dedicação, fazer exercícios em casa funciona sim!

É preciso se atentar, no entanto, ao seu objetivo inicial. Você quer emagrecer malhando em casa ou tonificar os músculos? Sua intenção é, na verdade, apenas ser uma pessoa mais ativa e gastar energia? Definida a sua meta, compreenda que é preciso manter a constância e o esforço pessoal em prol de seu propósito.

Malhar em casa te dará muita autonomia em relação ao horário que você irá se exercitar, bem como à roupa que usará, você, com certeza, irá se sentir muito mais à vontade.

Contudo, isso não pode ser um motivo para você ceder à preguiça. Para ter resultados mesmo se exercitando no seu lar, é preciso ter muita disciplina, constância e disposição!

Como começar a treinar em casa?

Depois de compreender e definir seu objetivo, a meta é começar. No início, evite investir dinheiro com os treinos, foque em atividades mais simples que possam usar o peso de seu próprio corpo, como os exercícios aeróbicos. Dessa forma, você se sentirá motivado com a facilidade para iniciar a treinar em casa.

mulher se alongando usando roupa de ginástica e céu ao fundo

Na primeira semana, procure exercícios básicos para acostumar com o treino. Você pode começar com abdominais, polichinelos, agachamentos e exercícios de levantamento de pesos, que podem ser sacos de alimentos, como feijão ou trigo, por exemplo. Analise o que mais te causa bem-estar e quais você tem mais dificuldade em realizar.

Na semana seguinte, verifique a possibilidade de você mesmo elaborar uma rotina de treinos com diferentes exercícios diários. É possível mesclar atividades de pernas e braços, cada dia focando em uma finalidade. Isso faz também com que os exercícios em casa durem menos tempo, de 40 minutos a 1 hora.

Quais resultados podem ser alcançados?

Com dedicação, fazer exercícios em casa traz muitos resultados à saúde e para a estética. O primeiro efeito positivo é maior bem-estar, afinal, com atividade física se produz mais serotonina e endorfina, causando a redução da ansiedade e do estresse. Além disso, outra consequência é queimar o excesso de gordura, principalmente daquele acúmulo ao redor dos órgãos.

Dentre esses, outros diversos resultados podem ser alcançados com exercícios em casa, como a pele mais bonita, maior condicionamento físico, bom humor e aumento do gasto de calorias diárias.

Quais exercícios dá para fazer em casa?

São muitas as possibilidades de exercícios para fazer em casa. Conforme já mencionamos, tudo dependerá de sua finalidade, por isso é tão importante traçá-la. Confira alguns exercícios para fazer em casa:

mulher sentada no degrau de sua casa fazendo alongamento e parede de pedra ao fundo

  • Pilates dentro de casa: atividade que contribui para toda parte do corpo e auxilia para uma melhor postura física;
  • Treino para costas: exercitando-se em casa, você pode fortalecer os braços e o abdômen com o treino para costas;
  • Treino de perna em casa: aumentar a resistência das pernas, minimizar as celulites e definir as coxas é uma tarefa possível também;
  • Agachamento: um exercício simples e que resulta em glúteos mais firmes e a parte interior das coxas mais definida.

A prática de exercícios físicos em casa é descomplicada, com todos os conteúdos exclusivos que temos aqui, fica fácil saber por onde começar!

É seguro se exercitar em casa?

Como tudo nessa vida, ao se exercitar em casa, é fundamental manter a segurança para o seu nível de condicionamento físico. Isso significa que é necessário escolher atividades que aumentem a intensidade aos poucos, sem riscos de lesões e dores excessivas.

Por isso, além de focar em quais exercícios serão feitos, pense também no local onde irá praticá-los, é necessário que ele ofereça estabilidade e com temperatura agradável. Além disso, as roupas apropriadas também são importantes, é imprescindível que as peças sejam frescas e ofereçam firmeza para regiões como os seios.

Caso você escolha utilizar acessórios como alteres e elásticos, é indispensável saber como manusear para utilizá-los corretamente, dessa maneira as dores e lesões se tornam menos frequentes.

mulher agachada com roupa de ginástica amarrando o tênis

Outro tópico relevante é manter a postura sempre alinhada. Ao aprender novos exercícios, preste muita atenção na execução da atividade, as costas devem estar sempre eretas.

E aí, Cajulovers, estão animados para começar a fazer exercícios em casa? Esperamos ter dado ainda mais motivação para você iniciar essa missão que dá resultados. Com nossa explicação, você com certeza se sentirá mais à vontade e disposta para se exercitar no conforto do seu lar.

Então, bora pegar essa disposição e colocar um gás em sua rotina para dar adeus ao sedentarismo e à preguiça. Aqui no Blog da CAJUBRASIL você entende os benefícios de fazer exercícios físicos em casa e muitas dicas sobre como ter melhores resultados. Acompanhe nossos conteúdos e esteja sempre por dentro!

Deixe um comentário