Malhar em casa: como começar e ter resultados!

Não é novidade que fazer exercícios é essencial para a saúde física e mental de cada um, independente de qual seja a prática escolhida. Às vezes, com a rotina atarefada e pouco tempo para se deslocar até os lugares, enfrentando um trânsito caótico, fica muito difícil ir até a academia, por exemplo, para malhar.

Mas nem por isso você deve ficar sem tirar, pelo menos, 30 minutinhos do seu dia para fazer alguma coisa! Malhar em casa tem sido uma ótima opção e dá resultados incríveis quando é feito de modo constante e certeiro.

Porém, como fazer isso corretamente? O que é necessário para iniciar? São essas perguntas que a CAJUBRASIL vai responder hoje, oferecendo informações ricas sobre o que você pode fazer para se organizar e começar a ter resultados sem precisar sair do conforto de sua casa. Acompanhe para saber mais!

Como começar a malhar em casa? Saiba o que você precisa organizar!

mulher se preparando para treinar em casa

Antes de iniciar de fato com a sua prática de fazer a musculação em casa, é preciso organizar algumas coisas para que tudo seja feito com calma e conforto. É sério, Cajulover, não tenha pressa! Lembra da frase “a pressa é inimiga da perfeição”? Pois é, aplica-se aqui. Então, você precisa:

  • Encontrar o local ideal

Mesmo que não vá fazer tantos exercícios complicados ou tomar muito espaço da sua casa, definir um “cantinho da malhação” é essencial, assim você já deixa definido para si e para quem mora com você que aquela área em especial é só para atividades físicas. Pode ser um espaço na sua sala, no quarto, no quintal… Mas precisa ter espaço livre razoável para você se movimentar.

  • Ter equipamentos simples

Equipamentos de musculação são caros e isso todo mundo sabe, mas você não precisa de muito para fazer a sua malhação. Dois pesinhos, que são ótimos para fazer treino de costas em casa, um colchonete ou tapete para praticar yoga e alguns elásticos próprios para exercícios já é o suficiente. É claro que, se você não tiver o pesinho, pode adaptar uma mochila, usar garrafas, entre outros. Apenas com isso já é possível fazer muitos exercícios!

  • Vestir roupas adequadas

Quando falamos em usar roupas fitness adequadas, não é apenas uma mera necessidade estética ou de conforto, é claro. Mas as roupas, além de promover toda a mobilidade que você precisa, podem ter tecidos tecnológicos que reduzem a fadiga muscular, que têm compressão, boa respirabilidade e muito mais.

Aliás, usar as roupas adequadas é tão sério que existem modelos próprios para práticas específicas, como as roupas para praticar pilates, por exemplo.

Tendo essas coisas em mente, você conseguirá malhar em casa com mais tranquilidade. Mas não é só isso não, viu? Malhar requer muito mais do que organização externa!

O que VOCÊ precisa fazer para começar a malhar em casa

mulher praticando yoga em casa

Após ter tudo organizadinho em relação a espaço, equipamentos e roupas, é hora de organizar a si mesma. Como? Bem, se você está entrando agora ou voltando para uma rotina ativa, vai ter dias um pouco difíceis até seu corpo acostumar com os novos hábitos, mas algumas práticas podem ajudar, como:

  • Defina um horário para malhar

Deixe organizado, na agenda de preferência, que em determinado horário você vai fazer exercícios todos os dias. Procure escolher aquela hora do dia em que realmente tenha um tempo livre e que tenha mais disposição. Algumas pessoas são matutinas, outras noturnas. Descubra qual é você e se organize!

  • Tenha disciplina!

Disciplina em se manter focada, em deixar aquela preguicinha de lado, mesmo que ela seja “boa”, e não deixar o corpo se acostumar a ficar parado. Se você faz, por exemplo, exercícios às 6h30min todos os dias, mantenha isso até que seu corpo se acostume a acordar e, depois, ficar ativo.

  • Mantenha a concentração

Estar em casa pode realmente distrair você do foco de malhar, ainda mais se estiver com aquela moleza no corpo. Mas exercite a disciplina e defina a si mesma que, naquela hora, você vai fazer seus exercícios. Deixe o celular de lado e, caso more com alguém, diga a essa ou essas pessoas que precisa desse momento sozinha – ou, quem sabe, você encontre parcerias para os treinos dentro de casa!

  • Procure manter uma alimentação saudável

Você não precisa fazer dietas malucas ou que te deixem desconfortável, mas se alimentar bem é um requisito para uma vida ativa, pois te mantém saudável, ajuda na disposição, na absorção de nutrientes, entre outras coisas. Você pode experimentar a alimentação intuitiva, quem sabe não dá certo?!

  • Faça acompanhamento com um profissional

Se você vai fazer exercícios em casa, procure a orientação de um instrutor de Educação Física. Esse profissional vai fazer as avaliações do seu perfil e do que você precisa fazer em casa. Se a sua necessidade é definir as pernas, por exemplo, ele passará o melhor treino para perna em casa, entende?

Essas são práticas comuns e básicas que fazem toda a diferença no final, ajudando você a encontrar uma rotina saudável sem muitas dificuldades, no conforto de sua casa.

Prós e contras de malhar em casa

mulher fazendo exercício em casa

A CAJUBRASIL gosta de mostrar a realidade, portanto, nesse conteúdo não seria diferente. Afinal, para decidir se você realmente quer malhar em casa, precisa conhecer todos os lados. Então, vamos lá:

Vantagens de malhar em casa

Malhar em casa vai te economizar muito mais tempo de deslocamento, o que é ideal para rotinas muito atarefadas em que sobra pouco tempo livre. Além disso, você não precisa dividir equipamentos ou se sentir desconfortável, caso não goste de fazer exercícios com muitas pessoas por perto.

Em casa, você também faz o seu tempo e a sua rotina! Todo dia você pode ter aquele horário específico para malhar, mas, se algo acontecer, pode facilmente fazer em outro momento do dia, afinal está no seu lar, certo?

Depois da malhação também é super simples tomar o seu banho e usar outra roupa. Não precisa usar banheiros compartilhados ou se incomodar com falta de privacidade – isso sem falar que você acaba economizando!

Desvantagens de malhar em casa

Assim como a academia tem suas desvantagens, malhar em casa também tem. Uma coisa a se frisar é que você não vai ter aquela atmosfera atlética que um espaço como uma academia fornece, que ajuda a levantar seu ânimo para dar o seu melhor.

Além disso, em casa, você também não terá um instrutor à sua disposição para te ajudar caso esteja fazendo algum exercício errado. Não terá ninguém para corrigir sua postura, e isso pode ocasionar em lesões – por isso, leve a sério nossa dica de contar com a ajuda de um profissional.

Outra coisa importante a se frisar é a falta de equipamentos. O treino em casa pode render muito se você souber quais exercícios fazer, mas, mesmo assim, sua casa não é tão equipada quanto uma academia. Se você precisar fazer alguma série muito específica, em casa pode não conseguir.

Basicamente, são essas informações que você precisa para começar os seus treinos em casa. Não é tão complicado, depende muito da sua força de vontade. A internet pode ajudar bastante, veja vídeos, escute músicas que te deixem animada, peça ajuda e motivação para alguém próximo!

Ah, e não se esqueça de acompanhar o blog da CAJUBRASIL, sempre estamos postando opções de exercícios, dicas de looks para te deixar mais confortável na sua rotina ativa e muito mais. Até a próxima, Cajulover!

Deixe um comentário