O que levar em uma trilha? 5 itens indispensáveis!

Se você está pensando em explorar e curtir paisagens incríveis mas não sabe por onde começar, não se preocupe que hoje vamos apresentar algumas dicas essenciais de como curtir sua trilha sem se preocupar! Vamos lá, Cajulovers?

Iniciante ou não na prática de fazer trilhas, antes de cair na estrada é super importante ter um planejamento e conhecer bem o ambiente na qual vai visitar. Fazer uma pesquisa sobre as condições climáticas também é super válido para que você possa aproveitar ao máximo o passeio levando itens de acordo com o clima.

Pensar nos elementos necessários é o próximo passo para uma aventura bem sucedida e a CAJUBRASIL preparou um checklist de como montar uma mochila organizada evitando a sobrecarga com itens indispensáveis para aproveitar a aventura de maneira segura e confortável. Confira!

Curta sua trilha sem se preocupar: 5 itens indispensáveis!

Na hora de montar a mochila, é importante pensar se determinado item pode faltar na hora de cair na estrada. Você já deve ter ficado na dúvida se aquele objeto vale a pena ou não levar, não é mesmo? Abaixo separamos uma lista do que você deve levar em consideração na hora de fazer sua trilha, são 5 itens essenciais que vão garantir maior segurança e conforto possível no seu passeio.

1 – Mochila

Qual mochila levar? Essa deve ser uma perguntar muito comum, principalmente para os iniciantes nesse mundo de aventuras. A bolsa ou mochila é o item mais importante para uma trilha bem sucedida e não é atoa que ela está no número um da nossa lista de itens indispensáveis!

A mochila para trilha é bem diferente dos modelos convencionais, uma vez que ela precisa atender as necessidades dos trilheiros. A dica aqui é: aposte em uma mochila com material resistente e impermeável, com vários bolsos e repartições para que tudo fique prático, organizado e protegido.

mulher sentada em canyon com roupa de trilha

Na hora de montar os itens dentro da mochila, é importante acomodar tudo de forma inteligente. Coloque os objetos que serão mais usados durante o percurso, como a garrafa de água por exemplo, em repartições de fácil acesso. Já aqueles itens que precisam de mais cuidado, coloque em repartições mais seguras dentro da mochila, assim não correrá o risco de sofrer prejuízos.

Se atentar ao tamanho da mochila com a quantidade de itens que você vai levar é fundamental. Evite itens desnecessários e mantenha uma bolsa organizada e sem sobrecarga.

2 – Água

Deixar a água fora da lista dos itens essenciais é impossível. Manter-se hidratado durante a aventura é fundamental, não é mesmo? A quantidade de água que você precisa levar vai depender da intensidade e distância do trajeto, se for um percurso maior tenha mais água na mochila! Para garantir uma hidratação constante é recomendado entre 2 e 3,5 litros de água.

garrafinhas squeeze com logo da CAJUBRASIL

Por mais que a água deixa a mochila mais pesada, manter a hidratação é uma obrigação! Quem ai não prefere a água geladinha? Para manter uma boa temperatura durante o percurso todo, a dica é deixar as garrafas de trilha ou o cantil no congelador um dia antes e levar congelada, assim você consegue manter ela gelada por muito mais tempo. Nada substitui a água, mas não impede você de levar outros líquidos também, como sucos ou isotônicos.

3 – Protetor solar

Seja qual for a distância do trajeto, o protetor solar é indispensável e não pode falta na sua mochila. Independente da distância do trajeto, é super importante aplicar o protetor solar pelo corpo antes de sair de casa, principalmente no rosto. Durante o percurso repita o processo quantas vezes achar necessário, uma vez que a exposição ao sol o dia todo pode ser prejudicial a sua saúde.

Para que você fique protegido e aproveite a aventura, é recomendado protetor solar com FPS entre 50 e 70 com maior capacidade de absorção e fixação. Uma dica é investir em protetores indicados para praticantes de esporte.

4 – Repelente

Outro item indispensável e que muita gente esquece é o repelente. As trilhas são realizadas em locais com matas que costumam ter muitos insetos. Se você quer ficar livre do desconforto das picadas de insetos, principalmente no fim da tarde, não se esqueça do repelente! Procure as opções que garantem mais tempo de proteção.

5 – Capa de chuva

Por mais que você confira a previsão do tempo antes de sair de casa, o inesperado pode acontecer e é por isso que a capa de chuva está na lista dos itens indispensáveis para fazer trilha. Se não quer correr o risco de tomar aquela chuva que vai te deixar molhado rapidamente, não esqueça da capa de chuva. A dica é investir em modelo que não seja descartável, além de contribuir com o meio ambiente, você terá um acessório que vai te acompanhar por muitas aventuras.

Outros itens que podem ser úteis

Além dos itens já citados que são os básicos indispensáveis para curtir a caminhada de forma tranquila, abaixo separamos para você uma lista de outros artigos que também são importantes para manter a segurança e bem-estar, inclusive para trechos com mais dificuldade. Mas não se esqueça de selecionar apenas os itens essenciais!

  • Bastão de trilha;
  • GPS;
  • Lanterna;
  • Canivete, faca ou estilete;
  • Papel Higiênico;
  • Saco de lixo.

Vai fazer trilha? Saiba o que levar para comer

Não basta manter-se apenas hidratado, uma boa alimentação também é fundamental para o bom desempenho da atividade, uma vez que você precisa de energia para enfrentar a longa caminhada. Mas afinal, o que levar para ingerir durante a trilha?

É importante optar por alimentos que sejam práticos para carregar, leves e de fácil consumo. Um forte aliado dos trilheiros são as castanhas, frutas desidratadas, barrinhas de cereais e chocolates, uma vez que são ricos em gordura e possuem excelente fonte de energia, isso vai ajudar a dar disposição, principalmente nos momentos de cansaço. Sanduiches e biscoitos também são bem-vindos e não adicionam muito peso na mochila.

Independente do clima, é importante se atentar aos alimentos que estragam facilmente. Para uma alimentação segura, evite condimentos como maionese ou patê nos sanduiches.

Como se vestir de forma correta para fazer trilha

Se você pretende aproveitar ao máximo essa experiência, é fundamental levar em consideração que vai vestir para fazer a trilha com base no clima. Quem já é trilheiro sabe que roupas leves e confortáveis são ideais para uma boa aventura, não é mesmo?

mulher com roupa de fazer trilha correndo em direção à câmera e paisagem montanhosa ao fundo

É recomendado shorts ou bermudas que te ofereçam segurança e que vão ajudar no movimento durante todo o trajeto, além disso opte por tecido que seja transpirável. Utilize regatas e t-shirts com tecidos leves e que mantenham o maior conforto possível para aproveitar ao máximo sua aventura, principalmente em dias quentes.

Aliás, como uma dica extra e geral para a trilha, sabe aquele lixo que você produziu durante a caminhada? Coloque ele em um saquinho ou sacolinha e leve com você! Curta o momento com cuidado e sem desrespeitar a natureza.

Então, o que achou das dicas do que levar para fazer uma trilha? Agora é só chamar os amigos e curtir a aventura! No site da CAJUBRASIL você encontra vários itens de qualidade que a vale a pena investir.

mulher sentada em banco vestida com roupa de trilha e canyon ao fundo

Até a próxima!

2 comentários em “O que levar em uma trilha? 5 itens indispensáveis!”

Deixe um comentário