Benefícios do Pilates: razões para começar a praticar!

O Pilates é popular no mundo todo, desde sua origem até os dias atuais, e conquista praticantes que gostam de se exercitar de forma calma e leve, isso porque o método usa da respiração, alongamentos e outras técnicas que fortalecem, ao mesmo tempo em que acalmam e relaxam o corpo. Com mais de 100 anos de existência, ele previne diversos problemas de saúde, além ser super gostoso de praticar.

Hoje, a CAJUBRASIL preparou esse conteúdo para que você conheça o Pilates, saiba como começar e entenda um pouco da história desse exercício que conquista diversas pessoas ao redor do mundo, as quais reconhecem a melhora na qualidade de vida! Continue a leitura e fique por dentro!

O que é Pilates e para que serve?

O Pilates foi criado por volta de 1920 pelo Alemão Joseph Pilates, e o método tem como objetivo promover o fortalecimento dos músculos principais do corpo, além de ajudar com eficácia no alinhamento da coluna e do corpo. Alivia alguns desconfortos, previne dores nas costas, entre outros problemas de saúde.

Os exercícios são realizados por meio de movimentos que ajudam no fortalecimento, resistência e definição muscular, além dos que utilizam de alguns equipamentos para uma performance mais elaborada, como as molas, bastões e bolas. Tendo uma conexão entre corpo e mente, o Pilates promove bem-estar e mais qualidade de vida para seus praticantes.

Quem pode fazer Pilates?

homem e mulher fazendo um exercício de equilíbrio do pilates

Se você deseja iniciar essa prática, vale a pena conhecer de perto os benefícios do Pilates, pois não há restrições, visto que essa técnica recebe homens e mulheres de qualquer idade, inclusive as gestantes. O indicado é que antes de realizar, principalmente as grávidas, façam um acompanhamento médico para checar a saúde antes de realizar esforços.

O pilates traz benefícios para pessoas de idades diferentes e que passam por diversas situações, seja hérnia de disco, problemas na coluna, dificuldades advindas da terceira idade, estados pós-cirúrgicos, problemas relacionados ao desenvolvimento corporal infantil etc. A maioria dos orientadores que guiam os exercícios verificam a situação do aluno para que ele siga um programa de treinamento específico.

Como começar a fazer Pilates?

A maioria das cidades possui pelo menos um espaço que tenha Pilates, e a pessoa que geralmente orienta é educadora física ou profissional da saúde como fisioterapia, para isso você pode conversar com essa pessoa, pedir uma aula experimental para conhecer, e depois é só marcar os dias que você tem disponibilidade, geralmente é indicado que as aulas sejam realizadas de 2 a 3 vezes por semana.

Essa prática trabalha com todo o corpo, por isso se você for começar a fazer é preciso usar roupas adequadas para Pilates, assim seus movimentos tendem a ter mais liberdade de movimento. Depois se atente aos princípios que envolvem concentração, centralização, precisão, respiração, fluidez e controle.

Tudo isso é trabalhado durante cada exercício, por isso é importante que você se atente em cada um deles para que a melhora seja gradual, de acordo com sua evolução à cada aula.

Benefícios do pilates

mulher acima de equipamento preto fazendo exercício do pilates

O Pilates ajuda a tonificar e definir o corpo, aumenta a flexibilidade, aumenta a frequência cardíaca, a densidade óssea, alivia dores nas costas, entre outros benefícios indispensáveis. Uma grande busca de Pilates se dá pelas pessoas que procuram perder peso, já que com a prática regular é possível emagrecer e também ganhar massa muscular.

Se você precisa ter mais disposição no dia a dia, então o Pilates será adequado, uma vez que que a união da respiração e os exercícios que auxiliam na circulação sanguínea e promovem uma maior vitalidade, que consequentemente atinge a sensação de bem-estar com um aumento significante na disposição diária.

Como o Pilates usa muito da respiração, há benefícios que também a circulam, como o fortalecimento do sistema imunológico que enfrenta a asma, além de melhoras em aspectos gerais como: estabilização da coluna vertebral, aumento da energia vital, entre outras melhoras que o controle de uma respiração correta entrega.

Onde fazer pilates?

Atualmente existem os espaços físicos, os quais são chamados de estúdio de Pilates, mas também há como fazer em academias com profissionais que dão aulas em grupos com os exercícios sem equipamentos, outra forma muito comum e querida para praticar, é ao ar livre em gramados, quadras, praia e muito mais.

Assim como qualquer outra atividade física, certifique-se de que os exercícios estão sendo realizados da forma correta, para que você não tenha nenhuma lesão indesejada. O ideal é contar com um instrutor de Pilates para ele indicar as melhores práticas para o seu caso.

Tenha prazer e bem-estar com o Pilates

mulher com roupa de academia azul posando na frente de equipamentos de pilates

Por ser uma atividade física, o Pilates libera hormônios como a dopamina e serotonina, as quais são responsáveis disposição, prazer e também bem-estar. Isso é benéfico não só pela sensação, mas principalmente, porque assim como a prática do Yoga, você adquire um controle mental muito melhor.

Agora que você já sabe o que fazer para começar a fazer Pilates, não deixe de conferir nossos outros conteúdos para mais dicas! Aproveite também para conhecer o abdominal hipopressivo. Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, nos vemos no próximo post!

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