Bulking e cutting: o que é? Qual a diferença?

Você já deve ter ouvido os termos “bulking” e “cutting“, eles são bem conhecidos por serem os períodos estratégicos para o ganho e a perda de peso, bem pensados e comuns entre fisiculturistas, mas também são práticas que podem ser feitas para o melhor desempenho de seus treinos e no seu desenvolvimento corporal.

Resumindo, o bulking consiste em aumentar o volume de alimentos para ter um equilíbrio entre ganho de massa muscular e os treinos que você pratica. Nesse meio, existe o cutting que gera a queima de gordura por meio do déficit calórico durante as alimentações.

A CAJUBRASIL preparou esse conteúdo exclusivo para que você possa desfrutar dessa prática que pode te ajudar a conseguir os resultados esperados em seus treinos e a ter um foco maior em seu objetivo!

Entendendo o Bulking

modelo com roupa de academia rosa com a mão na coxa e paisagem montanhosa ao fundo

O bulking pode ser realizado organizando a sua alimentação em primeiro lugar, podendo acontecer de forma orgânica, ou seja, nada de alimentos processados, ou consumindo maior teor de gordura. As maneiras de conseguir um maior volume de músculos é o alinhamento entre a frequência do que você come e como você irá compensar isso nos treinos.

Para você ter um volume de calorias necessário, é preciso de uma alimentação limpa que te forneça uma concentração boa de carboidratos, gorduras e proteínas de alta-qualidade. Essa dieta mais balanceada permite que você tenha uma ingestão calórica suficiente para receber a massa muscular.

Qual o objetivo do bulking?

O bulking se define em ingerir mais calorias do que queimar, porque o objetivo geral é o aumento da massa muscular. É preciso combinar esse ganho extra com um maior volume de treinos para resistência, pois ajuda na construção de força.

Conforme você inicia o bulking, é preciso determinar a quantidade de calorias que você quer ganhar, uma vez que precisará manter seu peso para deixar seus músculos crescerem. Essa meta pode ser definida por um nutricionista para entender o que seria melhor para o seu caso, indicando o que você deve comer antes do treino, em seus lanches, entre outras coisas.

Já a meta dos exercícios, que serão os responsáveis por gerar o seu crescimento muscular, deve ser definida por um profissional físico, assim ele irá te direcionar a ter o ganho esperado. Depois disso, acompanhe a balança para ter pelo menos um ganho de 0.5% do seu peso corporal por semana.

Agora você deve estar se perguntando: quanto tempo vai precisar para alcançar sua meta? Isso vai depender completamente de seu esforço, determinação e como você está sendo guiado.

Mas se tudo isso estiver alinhado com o descanso, que também é fundamental, então pode ser que em até 6 meses você já tenha tudo em ordem e, depois desse tempo, é só continuar com a rotina para manter o físico ou aumentar ainda mais, vai depender de qual é o seu objetivo.

Entendendo o Cutting

mulher com roupa de academia verde e árvores ao fundo

O cutting está cada vez mais popular nos treinos, ele consiste na perda de gordura e é muito usado por fisiculturistas ou quem precisa emagrecer rapidamente. Assim como o método anterior, o cutting também precisa ter uma rotina alimentar equilibrada, principalmente porque o objetivo é diminuir o volume de gorduras.

Uma meta é definida por um profissional que analisará seu físico e te passará como você pode chegar até seu objetivo, com isso você consegue determinar melhor a quantidade de calorias que vai consumir para perder ou manter seu peso corporal.

Qual o objetivo do cutting?

O cutting tem como objetivo fazer que as gorduras adquiridas sejam perdidas, tanto para quem acumulou elas durante o bulking quanto para as pessoas que começam diretamente pelo cutting em si. Depois de adquirir os músculos com o bulking, para mantê-los de maneira saudável, aposte no cutting como uma forma sw emagrecimento a partir da queima das gorduras.

Para quer você consiga ter um processo saudável, a massa magra pode ser perdida, mas junto com ela a gordura também vai embora. Para não ocorrer de você ter uma perda discrepante, recomendamos que mantenha uma dieta proteica.

Essa dieta auxilia você a emagrecer para que seja possível manter a massa muscular e não a gordura. Pode durar de 2 a 4 meses, mas isso vai depender de como você estava antes de iniciar o processo, por isso é imprescindível fazer o acompanhamento de seu peso constantemente.

O que começar primeiro?

mulher com roupa de academia segurando a barra do short e olhando para baixo

Geralmente é mais indicado começar pelo bulking, pois nesse método você irá adquirir primeiro o excesso de gorduras responsáveis pelo seu crescimento e, em seguida, quando você já tiver alcançado uma boa quantidade de músculos, pode optar pelo cutting para queimar as gorduras que adquiriu com o tempo, e diminuir a retenção de líquido.

E mesmo que você faça primeiro um e depois o outro, pode ocorrer de você perder muita massa muscular caso exagere no cutting, por isso é preciso equilibrar ambos e mantê-los lado a lado sem nunca passar de seus limites.

E aí, Cajulovers, gostaram das dicas? Então não se esqueçam de acompanhar nossos outros conteúdos para ficar por dentro das melhores dicas, curiosidades e informações para sua saúde e rotina! Nos encontramos de novo no próximo post!

Deixe um comentário