Saiba como não perder a motivação e treinar no inverno

Está com pouca motivação para treinar no inverno? Então, continue conosco e confira algumas dicas que podem ajudar. Vamos lá?

Existe algum risco ao treinar no inverno?

A primeira coisa que você deve saber é que, sim, existem alguns riscos ao treinar no inverno. No entanto, todos eles podem ser minimizados, basta tomar alguns cuidados.

Por exemplo, é possível ter mais lesões por quedas. Afinal, as superfícies podem ficar mais escorregadias devido à umidade, chuvas etc. Portanto, invista em sapatos adequados e escolha ambientes seguros para o treino.A desidratação é outro risco, que pode ocorrer mesmo em temperaturas frias, já que o corpo perde água através da respiração e do suor. Então, é importante se manter hidratado durante o treinamento no inverno.

Por que treinar no inverno? Entenda quais são os benefícios de treinar no frio

Existem vários benefícios de treinar no frio. Conheça quais são eles.

Aumento da queima de calorias

O corpo gasta mais energia para manter a temperatura corporal em ambientes frios, aumentando a queima de calorias durante o exercício. Então, isso é benéfico para quem quer perder peso.

Melhora do condicionamento cardiovascular

O treinamento no frio aumenta a resistência cardiovascular, já que o coração e os pulmões precisam trabalhar mais para fornecer oxigênio ao corpo em temperaturas baixas.

Reduz o estresse

O exercício físico é conhecido por ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade e isso pode ser ainda mais eficaz no inverno — quando muitas pessoas sofrem de depressão sazonal.

Fortalece o sistema imunológico

O exercício regular ajuda a fortalecer o sistema imunológico, sendo muito importante durante a temporada de gripe e resfriados.

Como treinar no inverno: veja 4 dicas para não perder a motivação

Saber como treinar no inverno e não perder a motivação pode ser um desafio, especialmente quando a rotina se torna monótona ou quando as metas não são atingidas. 

No entanto, há algumas dicas que podem ajudar a manter a motivação e continuar progredindo no treinamento. Aqui estão algumas delas.

1. Busque companhia para treinar

Ter um amigo ou um parceiro de treino pode ser muito motivador. Afinal, a presença de alguém que compartilha os mesmos objetivos ajuda a manter o foco e a disciplina durante o treinamento. Além disso, torna o processo muito mais divertido.

2. Estabeleça metas

Ter objetivos claros e alcançáveis pode ajudar a manter a motivação no treinamento. Por isso, estabeleça metas realistas e específicas, como: perder peso, aumentar a resistência ou ganhar massa muscular. Além disso, acompanhe o progresso ao longo do tempo.

3. Utilize roupas confortáveis

Usar roupas adequadas para o treinamento é importante não apenas para o conforto, mas, também, para a segurança e a eficiência do treino. 

Nesse sentido, existem roupas tecnológicas, com proteção UV, compressão e outros recursos que ajudam a melhorar a performance e a minimizar o desconforto.Além disso, existem diversos looks de inverno que ajudam a ter mais conforto no treino e, é claro, sem deixar de lado o seu estilo.

4. Opte por atividades que você curte muito

Para não perder a motivação e treinar no inverno, lembre-se de que é importante escolher uma atividade que você realmente curte, como:

Então, busque exercícios agradáveis e aproveite para variar a rotina de treinamento. Afinal, isso ajuda a evitar o tédio e o desânimo. 

Além disso, lembre-se de fazer pequenas mudanças na dieta, descansar o suficiente e manter o foco no processo de melhoria contínua.

Treinar no frio é melhor? Queima mais calorias?

Treinar no frio pode aumentar a quantidade de calorias queimadas em comparação ao treinamento em clima mais quente. 

No entanto, vale ressaltar que essa diferença é relativamente pequena e depende de vários fatores.

Quando o corpo é exposto ao frio, ele precisa gastar mais energia para manter a temperatura corporal, o que pode levar a um aumento da queima de calorias. 

Além disso, o corpo precisa trabalhar mais para aquecer os músculos e as articulações durante o exercício — o que também pode aumentar o gasto energético.

No entanto, é importante lembrar que o aumento da queima de calorias no frio pode ser compensado por outros fatores, como a redução da intensidade do treinamento devido ao desconforto ou à diminuição da motivação. 

Além disso, a perda de líquidos corporais durante o exercício no frio pode ser menos perceptível do que no calor, mas ainda é um risco para a desidratação.

Em outras palavras, treinar no frio pode contribuir para uma pequena quantidade de calorias extras queimadas. No entanto, é importante não depender exclusivamente desse fator para alcançar seus objetivos de perda de peso ou condicionamento físico. 

Assim, é muito mais importante manter uma rotina consistente de exercícios e seguir uma dieta equilibrada e saudável.

>> Leia também: O que comer no frio para se manter saudável? 8 dicas!

 Conheça os produtos Cajubrasil

Sabia que a Cajubrasil pode te ajudar a não perder a motivação e a treinar no inverno? É isso mesmo!

Isso porque, ela desenvolve coleções incríveis para te ajudar a ter um treino realmente confortável.

Aliás, a Cajubrasil tem atraído milhares de parceiros e clientes em todo o Brasil e no exterior. 

A marca, que se destaca como uma das principais tendências em moda fitness no país, é reconhecida pela alta qualidade de suas peças e pela modelagem exclusiva, que proporciona conforto e melhora o desempenho físico.

A tecnologia é um fator-chave na produção de todos os looks Cajubrasil, que são eco friendly, à prova d’água, bactericidas e apresentam proteção UV. 

Além disso, os ajustes e cortes estratégicos garantem uma vestibilidade impecável, compressão ideal e valorização das curvas do corpo feminino.

Existem diversas dicas e boas práticas para não perder a motivação e treinar no inverno. Neste conteúdo, você conferiu algumas delas e teve a oportunidade de conhecer um pouco melhor sobre a Cajubrasil.

Gostou? Então, continue conosco e conheça as tendências de 2023 da moda fitness. Boa leitura!

Deixe um comentário