Tipos de treinos de musculação: quais são e para que servem

Com todo o acesso à informação que temos, é quase impossível não saber que fazer exercícios físicos nos traz inúmeras vantagens, tanto para a saúde mental quanto para a física. Uma das atividades físicas mais populares atualmente é a musculação. Ela permite que as pessoas fortaleçam seus músculos, melhorem seu desempenho cardiovascular e muito mais.

E você sabia que existem vários tipos de treinos de musculação? Pois é, Cajulover! Cada qual possui suas semelhanças, mas são os objetivos traçados que guiarão os seus treinos para que você atinja a meta de maneira mais eficaz, com saúde, segurança e fazendo realmente séries que não vão te prejudicar.

Hoje, a CAJUBRASIL vai apresentar quais são esses treinos, para que servem e algumas dicas de como fazer cada um. Acompanhe a leitura para saber mais!

5 tipos de treinos de musculação e suas principais características

Fazer musculação é um dos exercícios favoritos de muitas pessoas, principalmente pela versatilidade de séries e trabalhos com diferentes grupos de músculos. No entanto, todos sabem também que apenas a academia não basta, mas também uma alimentação equilibrada em carboidratos, proteínas e gorduras para que o metabolismo funcione bem e o corpo receba todos os nutrientes necessários para continuar melhorando o desempenho.

E para que seus objetivos sejam atingidos ainda mais rapidamente, você pode escolher o tipo de treino de musculação certo. As opções são:

1. Treino para hipertrofia muscular

O treino de hipertrofia muscular nada mais é do que treinos realizados para aumentar a massa magra, ideal para quem deseja ficar ainda mais forte e “crescer”. Para as Cajulovers que desejam aquele popô empinado e pernas grossas, essa deve ser a sua escolha. No entanto, o ganho de massa magra também depende de fatores como duração, intensidade do treino, constância e, é claro, biotipo corporal, pois alguns têm mais facilidade nesse processo.

Esses treinos, então, são aqueles que, conforme o tempo passa, o “ferro” puxado aumenta, as séries podem ser feitas até a falha muscular e assim por diante. É muito importante contar com as orientações de um personal trainer que te passará os treinos e te acompanhará!

2. Treino de potência muscular

O treino de potência muscular, como o nome diz, é relacionado à força e velocidade exercida durante a musculação. Sendo assim, quanto mais altas forem a velocidade e a força, maior será a potência. Eles são feitos por um período de tempo maior e com cargas mais altas, então o descanso também acaba sendo maior.

3. Treino de resistência muscular

O treino de resistência muscular é sobre quanto tempo a pessoa consegue manter a força máxima daquele músculo que está usando para o treino. Assim, esse nada mais é do que a resistência que a pessoa tem fazendo a série do seu exercício sem chegar a falha ou precisar diminuir a carga.

Sabe quando você tem aquela série na extensora de 12 repetições, mas sabe que pode aguentar mais, pois já tem experiência com a musculação? Então, você pode desafiar os seus limites e treinar a resistência muscular.

4. Treino HIT

O tipo de treino de musculação HIT é aquele que possui alta intensidade. Eles são de hipertrofia, mas estão em um nível acima e são geralmente feitos por pessoas que buscam o emagrecimento, já que eles queimam uma grande quantidade de calorias. Esse tipo consiste em um treino de baixo volume, mas com esforço máximo com descansos alternados, porque ele é bem pesado.

A hipertrofia ocorre pela produção máxima do tecido muscular porque os exercícios exigem o máximo dele, então, no período de descanso, os tecidos crescem mais. Temos um post sobre treino HIT aqui no blog, não deixe de conferir depois!

5. Treino de força muscular

O treino para força muscular é aquele que dita a capacidade da pessoa de exercer a sua força máxima em apenas um determinado movimento. Isso é determinado pela quantidade de peso que uma pessoa pode pegar durante o seu movimento.

Esses são os principais tipos de treinos de musculação, e se você quiser começar a frequentar a academia, não deixe também de pedir orientação de um profissional da saúde, pois ele pode te orientar também a respeito do seu objetivo, encaminhar você para um nutricionista e fazer alguns exames de check up.

Não é só o treino que conta, mas seu desempenho

Para evoluir no mundo da musculação, é preciso ter constância, não desista, mesmo que esteja saindo de uma rotina sedentária, por exemplo. O importante é fazer atividade física para o bem do seu corpo e da sua mente. Começar, mesmo que devagar, é essencial, afinal todos já foram iniciantes um dia!

Não esqueça também de manter uma alimentação equilibrada, ela te fornecerá os nutrientes essenciais para que você tenha resistência e energia para fazer os diferentes tipos de treino para musculação. Aqui no blog, temos alguns conteúdos sobre alimentação saudável, como o que comer antes do treino e mais.

Não se esqueça de conferir outros benefícios da academia também, ok? Esperamos que você, querida Cajulover, tenha aproveitado esse conteúdo e aprendido mais. Você pode sempre nos perguntar nos comentários também! A gente se vê no próximo post!

1 comentário em “Tipos de treinos de musculação: quais são e para que servem”

Deixe um comentário