Benefícios da academia: 5 razões para fazer musculação!

Desde dos anos 90, quando as academias se estabeleceram no Brasil, a cultura da malhação vem se mantendo relevante em nosso país e esse movimento obrigou as academias a se profissionalizarem e se modernizarem, oferecendo serviços e espaços cada vez melhores ao público.

As academias de musculação nunca estiveram tão em alta quanto estão atualmente, afinal, cada vez mais as pessoas estão pensando em cuidar do corpo e da saúde e, apesar das academias serem constantemente associadas apenas aos objetivos estéticos (emagrecimento e aumento de músculos), a prática da musculação também traz diversos benefícios para a saúde e a CAJUBRASIL levantou os 5 principais para você conhecer e se motivar a começar ou a continuar com a sua rotina de treinos. Confira!

Conheça 5 benefícios da academia para o seu corpo

A musculação é a prática formada por um conjunto de exercícios físicos executados em aparelhos ou barras, polias e halteres com pesos determinados com o objetivo de promover o desenvolvimento do músculos. Mas, além do desenvolvimento muscular, a prática oferece outros benefícios para o corpo, como a melhora do condicionamento físico e da resistência de forma geral. Confira, agora, 5 benefícios que você terá ao se tornar praticante da musculação!

1. Perda de gordura corporal

Quando praticamos musculação regularmente, a perda de gordura é natural, pois nos movimentamos, fazemos esforço e, consequentemente, gastamos calorias. Além disso, a prática constante da musculação acelera o metabolismo, o que faz com que o nosso corpo fique mais tendencioso a queima de gordura.

mulher de top preto com abdômen definido olhando para baixo

Claro que, para um resultado aparente em um tempo adequado, é necessário a orientação de profissionais, como o profissional de educação física e o nutricionista, para que você possa ter treino e dieta elaborados especificamente para o seu objetivo com a musculação.

2. Fortalecimento do Tônus Muscular

A tonificação dos músculos é um dos principais objetivos das pessoas que buscam a musculação, afinal, esse é um resultado natural para quem trabalha os músculos corretamente com os exercícios propostos na academia.

A tonificação acontece tanto devido à perda de gordura quanto pelo crescimento muscular. E o resultado pode ser ainda mais aparente quando se alia a prática diária a uma alimentação específica baseada em proteínas, boas para o ganho de massa magra.

mulher sarada usando roupa fitness verde água e sorrindo com barriga à mostra

Esse ganho de massa muscular também resulta em um ganho de força, o que aumenta a sua capacidade de imprimi-la em outras atividades da sua rotina. A força não depende apenas do volume muscular aparente, mas do aumento das fibras musculares que deixam o seu músculo mais resistente.

3. Melhoria do condicionamento cardiorrespiratório

A princípio, podemos pensar que esse não é um benefício da prática da musculação, já que se trata de um exercício do tipo anaeróbico (atividade de alta intensidade e curta duração), diferentemente dos exercícios aeróbicos que são específicos para a melhora da capacidade cardiorrespiratória.

Contudo, se você fizer pelo menos 10 minutos de esteira ou bike ergométrica antes de iniciar a sua série da musculação e intensificar as séries com um maior número de repetições, maior será o trabalho do seu coração e, consequentemente, uma melhora do condicionamento cardíaco e respiratório.

mulher correndo sorrindo usando roupa fitness rosa claro

Assim, com esse ganho, que também auxilia na regulação da pressão arterial, há uma diminuição dos riscos de doenças cardíacas.

4. Redução do índice de lesões

Ao fortalecer a sua musculatura, consequentemente, você também estará fortalecendo as suas articulações e diminuindo os riscos de lesões de forma geral.

Por isso, a musculação sempre é indicada para quem pratica outros esportes, principalmente os de contato, que têm altos índices de lesões.

Então, ao fortalecer seus músculos, você também estará protegendo seus joelhos, ombros, cotovelos, quadril, tornozelos e outras partes do corpo que são mais propícias a lesões, tanto em práticas esportivas como em possíveis acidentes que podem acontecer até mesmo na execução de serviços domésticos.

5. Aumento da densidade óssea

Esse é um benefício que nem todo mundo que já é adepto à musculação conhece, mas a academia também pode aumentar a densidade óssea do corpo.

Podemos afirmar que esse benefício é complementar ao anterior, uma vez que, com os ossos mais resistentes, os riscos de fraturas também reduzem significativamente. Além disso, o exercício também diminui as chances do desenvolvimento de osteoporose que, apesar de não preocupar pessoas jovens, com uma rotina de exercícios regulares, com certeza, beneficiará quando você tiver uma idade mais avançada.

mulher de roupa fitness vermelha na academia sorrindo

Claro que, para que seus ossos fiquem mais fortes e saudáveis, é necessário aliar a musculação a uma alimentação saudável e ter o hábito de tomar sol, para otimizar a produção de vitamina D no organismo.

Esses são os principais benefícios que a academia pode trazer, afinal, através dela você consegue trabalhar toda a sua musculatura e articulações de forma saudável, fortalecendo os músculos, que não são tão bem desenvolvidos em uma rotina de vida sedentária, além de proporcionar um tônus muscular e um corpo bonito e mais saudável.

Se você gostou desse post, confira também as dicas práticas para definição muscular aqui no blog da CAJUBRASIL e otimize ainda mais os seus resultados com a musculação!

3 comentários em “Benefícios da academia: 5 razões para fazer musculação!”

Deixe um comentário