Pilates emagrece mesmo? Tire suas dúvidas sobre a prática

O pilates é um sistema de exercícios realizados com a respiração e a contração no abdômen em equipamentos especiais com molas, ou com o próprio corpo para promover flexibilidade, força e estabilizar a postura.

As técnicas dessa atividade física permitem com que a pessoa fortaleça os músculos, que são beneficiados juntamente com os glúteos, quadris, coluna, etc. Com tantos benefícios, surge a dúvida: pilates emagrece?

Cada exercício tem sua funcionalidade e seu foco, por isso as aulas costumam ser amplas e tranquilas. Respiração, postura, movimento e autocontrole conseguem descrever bem como é uma aula de pilates. Hoje, vamos entender melhor essa prática, Cajulovers!

Onde surgiu o pilates? Entenda mais!

A prática foi criada em 1920 por Joseph Pilates, que precisou vencer várias complicações de sua saúde e acontecimentos que passaram ao decorrer de sua vida – durante a primeira guerra mundial, foi preso pelas autoridades britânicas.

pessoa praticando pilates

Foi na prisão que suas técnicas ficaram ainda mais potentes, porque, apesar das condições de saúde e da precariedade do local, ele sempre manteve sua determinação e seu objetivo em foco, o que fez com que ensinasse a pratica para o outros presos e conseguisse treinar ainda mais.

Suas experiências contribuíram para o desenvolvimento da atividade, que, por sua vez, utilizava alguns dos métodos que recebeu dos ensinamentos de seus pais, que eram especialistas em exercícios, e também de seus estudos que iniciaram aos 14 anos.

Depois de sair da prisão, recebeu o reconhecimento tão esperado, pois seus exercícios começaram a ficar famosos, fazendo com que ele fosse chamado para treinar os membros do exército alemão. Foi embora da Alemanha pouco tempo depois para fugir da situação política da época. Com isso, ele conseguiu desenvolver uma força mental e muscular digna de seu nome que é reconhecido até hoje!

Saiba se o pilates emagrece e outros benefícios

O pilates é um método de condicionamento físico, ou seja, assemelha-se a uma academia que também precisa de tempo e prática para conseguir os resultados desejados. Cada equipamento e cada exercício atua de diferentes modos para conseguir a dinâmica e o ritmo desejado.

Além disso, o pilates auxilia na concentração, respiração, musculatura do abdômen, postura, amplitude articular, etc. Esses benefícios que são alcançados ajudam no emagrecimento, porém também é preciso de outras aplicações para esse resultado, como a dieta balanceada que nutre e ajuda no ganho de massa muscular e na perda de gordura, além de exercícios aeróbicos.

mulher fazendo exercicio de pilates pendurada de ponta cabeça

Para conseguir entrar numa dieta que seja específica para seu corpo e alcançar o resultado almejado, contate um nutricionista e alinhe essa alimentação com a prática. E ao contrário do que muita gente acha, o pilates não é uma atividade só de alongamento, uma das principais características dele é a força.

Por isso muitas pessoas se adaptam rapidamente, pois pode ser simplificado na hora de praticar, principalmente se já estavam acostumadas com uma academia, ou outra atividade que exigia força e equilíbrio.

Quanto mais músculos adquiridos, maior o metabolismo e o controle corporal. Também ajuda no controle da ansiedade, uma vez que a respiração é usada de forma equilibrada, o que permite a concentração e o foco para aplicar as técnicas de maneira mais perspicaz.

Assim como na meditação e no Ioga, a dedicação na respiração ajuda no controle da ansiedade, o que diminui, para muitas pessoas, a vontade de comer em excesso, uma vontade que é muitas vezes causada pela ansiedade.

Para quem o pilates é indicado?

A menos que seja orientado por um médico, ou que você tenha alguma condição que impeça de realizar exercícios físicos, o pilates é indicado para qualquer pessoa!

Para quem possui alguma condição física que impede de realizar atividades mais pesadas, como tendinite, problemas na coluna, nervos e juntas, o pilates é super indicado, pois o profissional responsável saberá te encaminhar para os exercícios específicos que não vão comprometer sua saúde e causarão menos impacto, o que pode resultar até numa melhora!

homem e mulher praticando pilates com ele deitado no chao e ela nos pés dele no alto

Grávidas também podem praticar esse exercício! Para as mamães que passam por uma gestação, é importante manter uma rotina de exercícios e práticas saudáveis, e se começar a fazer aulas, procure um profissional que saiba adaptar os exercícios especialmente para você.

Apesar de ser um exercício muito bom para gestantes, alguns cuidados devem ser tomados na hora dos alongamentos, pois durante a gravidez são produzidos alguns hormônios e um deles é a relaxina, pelo corpo lúteo e pela placenta, em que ela fica mais vulnerável em sofrer lesões porque deixa as articulações mais frouxas.

Idosos quando praticam pilates tendem a recuperar algumas valências que são perdidas com o tempo e a idade. Com isso, é possível manter uma rotina mais tranquila e ainda auxiliar na respiração que permite um equilíbrio e concentração melhor. Por isso é uma atividade excepcional para esse público!

Com qual frequência fazer pilates?

Geralmente o recomendado é de 2 à 3 vezes por semana. Se achar melhor intercalar entre os dias, também vale. Algumas pessoas costumam fazer 4 vezes na semana, e isso define ainda mais os músculos se esse for o objetivo.

O importante é sair da aula de pilates sentindo as diferenças que o corpo está recebendo e acompanhar seu progresso. É fácil de encontrar um estúdio que entenda suas condições e consiga entregar bons resultados. Procure um, aproveite e veja o que acha.

Se você gostou dessa prática, procure o estúdio mais próximo, coloque uma roupa confortável, versátil e se prepare para uma nova jornada! Até a próxima!

Deixe um comentário