Saiba como jogar Beach Tennis: 5 dicas para iniciantes!

No post de hoje nós iremos falar sobre um esporte que vem chamando atenção nos últimos anos e caindo no gosto da galera. Sim, nós estamos falando do Beach Tennis, um esporte democrático e divertido, e que em pouco tempo um iniciante já consegue jogar muito bem. Mas, para isso, não pense que o Beach Tennis não requer técnicas.

A Cajubrasil vai te mostrar um pouquinho mais sobre o Beach Tennis, algumas dicas para iniciantes e o melhor, os acessórios necessários para você aproveitar este esporte ao máximo. Bora lá?

Como jogar Beach Tennis?

menina jogando tenis

O esporte em si é bem simples, sendo preciso saber algumas técnicas para quem é iniciante ter o melhor aproveitamento. Primeiro, vamos entender um pouquinho mais sobre o sistema de pontuação de um dos melhores esportes de rede. Cada jogo é dividido por quatro pontos, contabilizados assim:

O primeiro ponto vale de 0 a 15, o segundo, de 15 para 30, no terceiro a soma chega de 30 a 40 e, no quarto ponto, ganha-se o jogo. Diferentemente do jogo de tênis, não existe vantagem caso os jogadores ou duplas empatem por 40 a 40. Quem fizer o próximo ponto ganha o jogo. Ah, quem ganha o set é o time que vencer seis jogos, com pelo menos dois jogos de diferença sobre o time perdedor.

Agora que entendemos como funciona a pontuação do jogo, vamos para as dicas? Confira mais detalhes abaixo:

1. Seja ágil e antecipe seus movimentos

Para facilitar seu reflexo, mantenha o seu corpo sempre em movimento e não fique andando apenas de um lado para o outro. Procure sempre ir de encontro à bola e não deixe que ela vá até você.

2. Não enterre os pés na areia

Por mais que essa dica pareça óbvia, é super importante que você mantenha os seus pés livres, já que tê-los embaixo da areia, cravados, dificulta sua mobilidade. Ah, e principalmente sua defesa.

3. Segure a raquete sempre no alto

Este pode ser considerado um mantra do Beach Tennis. A sua raquete precisa estar sempre levantada em uma posição alta. Por isso, não se assuste se ouvir o seu professor ou parceiro de equipe mais experiente dizer para levantar a raquete.

O motivo de sempre mantê-la alta é porque assim ela já estará em uma posição acima da rede, facilitando muito mais o golpe. Além de que ajuda na reação de bola na defesa e no ataque. No começo pode ser difícil mantê-la no alto, mas com o tempo, você se acostuma e percebe os benefícios que isso traz.

Uma dica também é pensar no saque do vôlei de praia, caso você também jogue este esporte.

4. Prefira o acerto seguro ao erro arriscado

É comum que alguns iniciantes no Beach Tennis comecem jogando de forma acelerada e o tempo inteiro no risco, como: forçar saques, acelerar o jogo, etc. No começo, pense mais em apenas passar a bola um pouco mais rente a rede, depois, com o tempo, tente ir direcionando a bola. Assim, você vai conseguir dominar melhor a raquete e a bola, além de pegar o jeito do jogo.

5. Preste atenção na força do saque

Esse é o momento que para quem está iniciando, já começa a pegar o jeito de mandar a bola para o outro lado da rede. Cuidado para não mandar para fora da quadra ou então bater na rede. Se possível, busque treinar sozinho para controlar a força, a mira e o movimento.

O que precisa para começar a jogar Beach Tennis?

Não podemos falar do essencial do Beach Tennis sem mencionar a raquete. Este é o principal acessório para começar a jogar, é recomendado que a primeira raquete seja leve e com uma espessura entre 20-22mm. Além da raquete, temos também outros acessórios importantes para o jogo e você confere mais detalhes logo abaixo:

Óculos de sol

Pensando que os óculos nesse esporte servem apenas para estética? Eles proporcionam um forte bloqueio contra os raios ultravioletas (UV) e protegem seus olhos contra a chamada degeneração macular (doença progressiva e degenerativa que ocorre na área central da retina).

Na loja da Cajubrasil você encontra diferentes tipos de óculos de sol para esporte em várias cores como preto, vermelho, azul, branco, rosa, amarelo e muitas outras.

Boné e viseira

Acessórios importantes para os dias ensolarados e intensos. Os bonés e as viseiras protegem, além dos olhos, o nosso rosto e também é excelente para reter o suor. Estes acessórios são práticos e também agregam no visual — porque não jogar Beach Tennis no mais puro estilo, não é mesmo?

Roupas de Beach Tennis

Para que você possa jogar o seu Beach Tennis de maneira confortável e sem preocupações, as roupas também são um item importante na hora de começar a jogar. Peças como short e shorts saia, top’s, vestidos fitness, cropped, regatas e entre outras são leves e garantem maior segurança, praticidade e agilidade durante o jogo.

Aqui na Cajubrasil você encontra estas peças e mais um pouco, com tecnologias como secagem rápida e proteção bactericida (retém os odores indesejados). Ah, e alguns modelos de short saia contém bolso interno invertido, ideal para colocar a bolinha de tênis e beach tennis.

Leia também: 5 benefícios do Beach Tennis: motivos para começar a praticar!

Agora que você tem todas as dicas para quem está iniciando no esporte e também de acessório e roupas essenciais para os dias de jogos, lembre-se de que agora é preciso treinar sempre que possível para que seus movimentos fiquem mais fluídos e corretos para que você possa aproveitar melhor os jogos.

Gostou do nosso conteúdo? Não se esqueça de compartilhar este texto nas redes sociais para a galera que também é iniciante no Beach Tennis conhecer as nossas dicas! Esperamos que aproveite a visita em nosso blog e até a próxima. Beijos, Caju!

Deixe um comentário