Melhores esportes de rede e parede para conhecer e praticar

Chega o final de semana, você manda mensagem no grupo das suas amigas querendo fazer algo, mas ninguém tem ideia sobre o que fazer. É triste, não é? Que tal sugerir algum esporte de rede? Além de serem super divertidos, são ótimos para jogar com suas colegas e te garantem um melhor condicionamento físico.

Por isso, nós preparamos uma lista com os esportes de rede mais populares para as Cajulovers que amam suar e se divertir. Confira:

1. Futevôlei

O futevôlei é uma modalidade muito popular nas praias do nosso Brasil. E não é muito difícil de aprender, basta ter mais domínio sobre a bola e boa coordenação dos pés e das pernas.

As regras são bem simples, tais como:

  • Duas jogadoras de cada lado;
  • Podem dar no máximo três toques não consecutivos na bola, mas podem passar pro outro lado da rede em qualquer toque;
  • Vale usar pé, coxa, barriga, peito, ombro, barriga. Não se usa as mãos ou os braços;
  • Saque rotativo. Um membro da dupla faz os saques até quebrar a sequência. No próximo, o outro membro faz o saque.

Nesse esporte, o maior tempo de posse é importante. Tente manter a bola no ar por mais tempo possível para que consiga se pensar em uma jogada que surpreenda seu adversário e dê pontos para sua dupla.

Outro aspecto importante é ver se a areia está ‘fofinha’ antes de jogar. Como é um esporte que você precisa, as vezes, cair para fazer uma jogada, ninguém merece cair em uma areia dura, não é mesmo? Então tente “afofá-la” antes de jogar correndo pelo campo um pouco ou rastelando a quadra.

2. Vôlei

Um dos esportes de rede mais populares não poderia ficar de fora da nossa lista, não é mesmo? O vôlei é um ótimo esporte que fortalece o corpo, aumenta a flexibilidade e melhora a coordenação motora!

O esporte é jogado com as mãos e tem como objetivo fazer a bola tocar no chão do lado adversário e impedir que toque em sua própria.

Cada equipe possui seis jogadoras, cada uma com uma posição e atuação específica. A troca de posições acontece a cada ponto feito contra o adversário que estiver com o saque. A partir do momento que a bola é lançada ao campo oposto, a equipe só pode dar três toques para fazer o ataque.

É considerado falta no esporte quando a atleta da dois toques consecutivos na bola ou quando ela bate várias vezes no corpo. Assim como quando a equipe no total dá quatro toques para realizar uma jogada e alguém se apoia em outro membro da equipe para poder cortar a bola.

Além de você fazer a prática de exercícios e se divertir com suas amigas, é possível jogar vôlei não só apenas na quadra, mas também na praia! Só colocar a roupa de vôlei, passar um protetor e você está pronta!

3. Vôlei de praia

Tem o mesmo objetivo do vôlei de quadra: fazer a bola tocar o chão adversário, iniciar o jogo com saques etc. No esporte também acontece a prática do bloqueio a fim de evitar o ponto do time oposto e também como uma chance de contra-ataque. Porém, diferentemente da quadra, esse movimento conta como um dos três toques de bola que são permitidos em uma jogada.

A partida dura dois sets de 21 pontos e, caso tenha empate, um terceiro set é feito até 15 pontos, no qual a dupla precisa ficar com dois pontos de vantagem para garantir a vitória.

Como o nome próprio nome já diz, o jogo é disputado na areia e conta com duas jogadoras em cada equipe e não há substituições. Outro detalhe é a troca de campo a cada sete pontos feitos durante os dois primeiros sets.

Temos um post exclusivo sobre vôlei de praia, não deixe de conferir depois!

4. Tênis de quadra

Além de oferecer vários benefícios como desenvolver sua musculatura, coordenação motora, disciplina e queimar muitas calorias, o tênis é um esporte dinâmico, que pode ser jogado tanto em duplas como um jogador para cada lado.

O objetivo do jogo é bem simples: lançar a bola no campo adversário e fazer com que ele não consiga rebater. A bola precisa dar dois pingos na quadra para que seja contabilizado o ponto.

Mas como é iniciado o jogo? Como nos outros esportes citados acima, com saque! Ele é feito pela jogadora que, ao lançar a bola para o alto, precisa usar sua raquete para colocá-la na quadra adversária. Se você realiza o saque pelo lado direito, a bola deve cruzar a rede e quicar no lado esquerdo e vice-versa.

O saque pode ser feito duas vezes. Caso erre a primeira, ainda há uma segunda chance. Se errar as duas, é cometido a dupla falta.

O tênis não é definido por um limite de tempo, mas sim por contagem de pontos. Para entendermos melhor, o jogo é divido por dois fatores: sets e games.

Na maioria das partidas, é feito uma melhor de três sets, na qual o praticante precisa vencer dois deles para conseguir a vitória. Em alguns casos, são feitos cincos sets, em que é preciso considerar três conquistas.

O jogo pode acontecer em dois tipos de quadra:

  • Sintética: Conhecida também como quadra dura. O quique da bola é mais rápido, que favorece jogadas mais agressivas.
  • Saibro: Quadra composta por areia, pedra e argila que possui uma coloração alaranjada, fazendo com que muitos pensem que é terra. O quique da bola nesse campo é mais alto e lento, fazendo com o que o jogo tenha mais pontos disputados.

A prática pode acontecer na grama também, porém é menos comum aqui no Brasil.

5. Beach Tennis

Um esporte muito divertido para se jogar com as amigas em um dia ensolarado. Além disso, os benefícios do Beach Tennis são ótimos para a saúde! Esse esporte é jogado na areia e possui apenas algumas diferenciações do tênis de quadra.

No Beach Tennis, por ser jogado na areia, a bola não pode quicar no chão. A rede é mais alta, contando com 1,70m de altura e sua raquete não tem cordas, como na de quadra. Além disso, você pode jogar descalça.

O sistema de pontuação é um pouco parecido com o de quadra. O primeiro ponto conta como 15, o segundo 30, o terceiro 40 e por último temos o Game. Em ambos os jogos, temos uma melhor de três sets. No Beach Tennis, a equipe vencedora é aquela que consegue marcar primeiro o último ponto, o ponto game — aquele depois do ponto 40.

Para ser marcado um ponto, a bola precisa quicar no chão apenas uma vez. Se ela for jogada para fora ou encostar no jogador sem ser com a raquete, também é válido o ponto.

Aliás, confira as melhores roupas para Beach Tennis e pratique esse esporte com estilo e conforto!

6. Badminton

É um esporte dinâmico e muito parecido com o tênis ou vôlei, mas possui suas particularidades. Ao invés de ser jogado com uma bola, é usada um volante ou birdie, ou “peteca”.

A modalidade é considerada o esporte de raquete mais rápido do mundo, assim como pode ser praticada por mulheres, homens e crianças.

O jogo do badminton é parecido com os anteriores dessa lista: jogado com saque e defesa. A quadra é dividida por uma rede de 1,55m. A partida conta com três sets de 21 pontos e vence quem fizer os dois primeiros sets. Para que seja feito os pontos, é importante fazer com que a peteca caia no chão adversário. O campo pode ser em um local fechado ou aberto!

Pode ser jogado entre dois ou quatro jogadores (duplas para cada lado). Nesse esporte, é considerado falta se a atleta tocar na rede, no birdie ou invadir o espaço do campo adversário. Não se pode dar dois toques consecutivos na peteca em uma jogada.

7. Squash

É um esporte de parede praticado em uma quadra de local fechado onde duas jogadoras ou quatro realizam essa partida. A bola utilizada é pequena, de borracha e oca. A quadra é composta por quatro paredes sendo a de trás de vidro. As jogadoras alternam tacadas que são feitas na parede frontal, onde existem três linhas de marcação.

O squash é um esporte que exige muito do condicionamento físico, pois a movimentação exigida é muito rápida. É ideal que se treine exercícios cardiorrespiratórios e de musculação para que se tenha melhores rendimentos no jogo. Mas não quer dizer que seja algo obrigatório, ok?

Além disso, ele é um esporte aeróbico que aumenta a sensação de bem-estar, diminui os níveis de ansiedade, auxilia no controle de peso e reduz o risco de doenças vasculares como hipertensão e diabetes.

Todos os esportes da lista te fazem ter um melhor condicionamento físico, além de proporcionar um bem-estar maravilhoso. O que acha de começar a fazer um deles? Serão excelentes opções para sair da rotina, ver pessoas e fazer novas amizades, além, é claro, de trazer benefícios para sua saúde.

E para conhecer outras modalidades de esportes, exercícios, dicas fitness e muito mais, continue acompanhando nosso blog semanalmente!

2 comentários em “Melhores esportes de rede e parede para conhecer e praticar”

Deixe um comentário