Vôlei de praia: conheça tudo sobre esse esporte de rede!

O vôlei de praia é um esporte muito popular em nosso país, mesmo em cidades que não são litorâneas, que utilizam quadras montadas com areia comprada. O esporte foi derivado do vôlei de quadra, mais precisamente em 1895, quando começou a ser praticado nas praias da Califórnia, nos Estados Unidos.

Como esporte oficial, a modalidade se desenvolveu aos poucos, tanto que foi o primeiro campeonato só foi realizado em 1947, e 3 anos depois aconteceu o primeiro circuito disputado em etapas divididas em 5 praias diferentes da Califórnia.

Em 1960, foi criada a California Beach Volleyball Association (CBVA), que organizou e unificou as regras e expandiu a prática a nível mundial na década de 1980. Até que em 1996, nos Jogos de Atlanta, o vôlei de praia se tornou oficialmente um esporte olímpico. Você se interessa pela modalidade? Quer começar a praticar? Venha com a CAJUBRASIL e conheça todas as regras!

Afinal, como funciona o voleibol de praia?

Esse é um esporte de rede que, como falamos, deve ser praticado na areia (não necessariamente à beira-mar), e possui, assim como todos os outros esportes, regras.

Características da quadra de vôlei de areia

A quadra deve ter sempre 16 metros de comprimento e 8 de largura, sendo delimitada por fitas com cores que facilitam a visualização dos jogadores. A rede possui a altura de 2,43 metros para competições masculinas e 2,24 para as femininas.

foto aerea de duas quadras de volei de praia

Regras gerais do vôlei de praia

A modalidade é sempre disputada entre duas duplas e cada partida pode ter 2 ou 3 sets, sendo que o tie-break (como é chamado o 3º set) só é disputado quando o jogo está empatado com 1 set para cada uma das duplas. Se uma dupla vence os dois primeiros sets, o jogo acaba.

Pontuação dentro dos sets

Os dois primeiros sets são disputados até 21 pontos cada, contudo, se a dupla empatar em 20 a 20 no set, ele só acaba quando uma das duplas abre 2 pontos de vantagem.

Já o tie-break vai somente até o 15º ponto, mas a regra do empate no penúltimo ponto também prevalece nesse set. Um ponto acontece nas seguinte situações:

foto de varias quadras de volei de praia e mar ao lado

  • Quando a bola cai dentro do campo do lado adversário;
  • Quando há um erro parte do adversário: bola aterrissada fora da quadra ou bate na rede, não passando para o lado do adversário;
  • Quando um mesmo jogador toca duas vezes seguidas na bola ou quando a dupla dá mais que 3 toques na bola antes de passar para a quadra adversária;
  • Quando um jogador toca na rede, é ponto automático para os adversários;
  • Quando um jogador conduz a bola: ato de segurar e direcionar a bola também configura punição e ponto automático para a dupla adversária;
  • Quando um jogador pisa dentro da quadra adversária ou invade o lado oposto com os braços por cima da rede.

Dinâmica das partidas

As partidas não possuem limite de tempo e as partidas duram até ser atingida a pontuação em disputa.

Os jogadores se revezam no saque, exceto quando o ponto é marcado pela equipe que já estava sacando, ou seja, enquanto a dupla continuar marcando pontos seguidos, o mesmo atleta permanece no saque.

Quando a outra equipe faz o ponto, ela ganha o direito de sacar, acontecendo o revezamento de atletas a cada ponto marcado pela equipe adversária. As equipes trocam de lado na quadra a cada 7 pontos marcados nos sets normais. No tie-break, essa troca acontece a cada 5 pontos marcados.

Cada dupla têm direito a uma pausa de 30 segundos em cada set. Caso um dos atletas se machuque, ele(a) tem um tempo de 5 minutos para se recuperar. Caso não consiga voltar, a partida é encerrada e a outra equipe é considerada a vencedora.

Qual a diferença entre as bolas de vôlei de praia e de quadra?

As bolas usadas no vôlei de quadra e no de praia, apesar de não parecer, também possuem diferenças. Cada uma tem um tamanho e um peso distinto. Isso acontece porque as condições de jogo entre a quadra e a areia são diferentes.

bolo de volei de praia na areia

No vôlei de praia, o vento que influencia completamente no jogo. Por isso, a bola de vôlei de praia tem menos pressão em seu interior do que um modelo para quadra, assim, ela segue o percurso que o jogador pretende quando bate na bola, mesmo em dias de bastante vento.

Mais uma diferença está no material que as bolas são fabricadas. A bola de vôlei de praia, normalmente, são feitas em PVC. Já as bolas de vôlei de quadra, geralmente, são fabricadas em couro sintético e microfibra.

Diferença da prática entre o vôlei de praia e o vôlei de quadra

Os fundamentos são, basicamente, os mesmos entre as duas modalidades:

  • Saque: batida na bola que um jogador realiza fora da quadra para dar início a disputa do ponto;
  • Ace: saque que resulta em ponto sem que nenhum dos jogadores adversários toque na bola;
  • Recepção: movimento de defesa do saque adversário, ou seja, é o primeiro toque na bola quando ela chega ao seu lado da quadra;
  • Levantada: a levantada, geralmente, é o segundo toque na bola da equipe em uma disputa de ponto que prepara a bola para a cortada;
  • Cortada: batida na bola de cima para baixo para marcar o ponto na quadra adversária;
  • Bloqueio: movimento em que os jogadores sobem com os dois braços levantados (formando uma barreira), a fim de impedir o efeito da cortada para seu lado da quadra.

Como as principais movimentações são as mesmas, a grande diferença do vôlei de praia para o de quadra está no terreno em que o esporte é praticado e na quantidade de jogadores.

A areia é fofa, por isso, mais instável nas passadas, dificultando a movimentação das pernas dos jogadores. Por isso, na modalidade da areia, os jogadores jogam descalços, enquanto que na quadra, os tênis são indispensáveis.

Como o vôlei de praia é praticado a céu aberto, há também a presença da luz solar constante, então, é permitido que os jogadores joguem de viseira e óculos de sol, a fim de que enxerguem melhor a trajetória da bola.

Enfim, o fato é que esse é um esporte incrível e uma excelente opção para quem quer gastar calorias e relaxar com os pés na areia em trajes bem leves. E o esporte é essencial para nossa saúde física e mental, se você é uma Cajulover de coração sabe que sempre ressaltamos isso aqui!

E aí, bora encarar uma partida? Esperamos que você tenha gostado do conteúdo e, se desejar, aproveite e conheça também os benefícios do Beach Tennis, mais um esporte de rede para praticar!

mulher e homem em quadra como parceiros jogando beach tennis

2 comentários em “Vôlei de praia: conheça tudo sobre esse esporte de rede!”

Deixe um comentário