Blusa de frio feminina corta-vento: conheça a peça!

Considerada um item de sportwear, a jaqueta corta-vento é uma das peças mais aconchegantes para proteger o corpo em períodos mais frios e de muito vento ao ar livre, especialmente durante a prática de esportes e atividades físicas.

No entanto, por mais que tenha sido idealizada como uma vestimenta atlética, as blusas de frio femininas corta-vento têm ganhado muito espaço no guarda-roupa para a produção de looks fashionistas, usada também no dia a dia, como uma peça comum e rotineira.

Talvez você até tenha uma em casa e não saiba exatamente o que é ou como usá-la, não é mesmo? Pensando nisso, separamos várias informações sobre essa peça neste conteúdo, visando tirar todas as suas dúvidas sobre a peça.

Continue sua leitura e confira tudo!

O que é jaqueta corta-vento?

Como o próprio nome diz, a jaqueta corta-vento é uma peça que auxilia no bloqueio do vento e até mesmo da chuva contra o corpo.

Ela foi desenvolvida para promover mais conforto a atletas que praticam atividades físicas ao ar livre, especialmente em espaços em que há uma forte incidência de vento e/ou quando as temperaturas climáticas estão mais frias.

mulher na praia em dia frio usando uma blusa corta vento

Desse modo, trata-se de um item que auxilia a amenizar a sensação térmica do corpo, trazendo um conforto maior ao usuário – não só pelo aquecimento, mas também pelo acabamento e caimento em que ela promove ao corpo.

Leia também: Roupas para fazer Yoga: 7 dicas para mais benefícios

Quais os tipos de corta-vento?

Nos tipos de blusa de frio femininas corta-vento, temos três mais populares. Conheça:

Corta-vento convencional:

A corta-vento convencional é o modelo mais utilizado e mais comum de se encontrar entre às três, sendo a opção preferida de várias atletas – isso porque ela impede que haja variação de temperatura no corpo durante a atividade física, mantendo-o em um padrão que favorece os treinos. Além disso, a peça é produzida em um tecido leve e é resistente à água.

mulher de costas para parede de tijolo usando blusa corta vento tradicional

Corta-vento Softshell:

A jaqueta Softshell é um modelo mais usado para esportes realizados sob temperatura baixas: justamente por contar com proteção extra para manter o calor corporal.

mulher sentada no meio fio tirando foto com sua jaqueta corta vento softshell

No entanto, essa opção não é a ideal para usar ao vento, uma vez que é mais quente e pesada, além disso, não é tão resistente à água quanto a opção acima.

Corta-vento Anorak:

A blusa de frio Anorak é a mais indicada para atividades extremas, produzida especialmente para os aventureiros. Isso porque se trata de uma jaqueta totalmente impermeável e que consegue proteger seu usuário completamente da água e até mesmo do vento frio.

blusa feminina corta vento anorak

Leia também: Roupa de vôlei: o que vestir para jogar? 6 peças!

Qual o tecido utilizado para o corta-vento?

Para boa parte das blusas corta-vento, o tecido utilizado é o poliéster, por se tratar de um material leve, fino e fresco. No entanto, ele é trabalhado para possuir as características de uma jaqueta corta-vento e se portar como tal: são utilizadas duas tecnologias nessa peça que trazem mais conforto e as deixam ideais para condições de uso. Veja:

Repele Água: evita que a peça absorva líquidos para não causar desconforto em contato com a pele. Além disso, faz com que a umidade não seja um fator impeditivo ou que atrapalhe a performance do atleta durante o treino.

Secagem rápida: permite que a peça seque mais rápido em caso de qualquer contato com umidade, para que o treino não seja atrapalhado ou mesmo interrompido.

Em conjunto, essas duas tecnologias, fazem com que você fique seco o tempo todo, tanto pelo clima – caso tenha pegado chuva durante o treino – como pelo suor natural do corpo.

mulher com blusa corta vento segurando caneca e sorrindo e paisagem ao fundo

Leia também: Roupas para fazer caminhada: 7 melhores peças curingas

Como deve ser feita a lavagem da jaqueta corta-vento?

Para modelos impermeáveis a limpeza é mais prática e fácil, sendo necessário apenas um cabide e um borrifador. Com esses itens em mãos, siga os seguintes passos:

  • Coloque a peça em um cabide;
  • Adicione sabão líquido neutro e água no borrifador;
  • Borrife em um pano e passe por todo o corta-vento;
  • Com um pano seco, seque a peça e deixe-a no cabide na sombra.

Por outro lado, para modelos que não são impermeáveis também são necessários alguns cuidados na hora de limpar:

  • Procure lavar a peça à mão, evitando o uso de lavadoras, pois por se tratar de um tipo de peça diferente das demais, sua funcionalidade pode ser prejudicada ao longo do tempo;
  • Utilize água e sabão líquido neutro para lavagem, evite alvejantes e amaciantes;
  • Esfregue a peça com movimentos suaves, sem utilizar muita força;
  • Seque à sombra para não danificar o tecido e, especialmente, a tecnologia corta-vento.

Esportes que mais utilizam a jaqueta corta-vento

Por ser uma peça mais leve, a jaqueta corta-vento é utilizada nos mais variados esportes e atividades físicas, no entanto, tem seu uso e funcionalidade efetivados em alguns esportes específicos. Confira abaixo quais são eles:

Modalidade de Corrida:

Por ser uma vestimenta mais fina e leve, a jaqueta corta-vento feminina é muito utilizada para a corrida, uma vez que, com ela, você não precisará vestir moletons e outras peças pesadas, o que deixará seu corpo com menos peso e irá conduzi-lo a ganhar um rendimento melhor!

Modalidade de Ciclismo:

No ciclismo, a blusa de frio corta-vento também é muito utilizada para aproveitar o peso menor sobre a bicicleta e obter melhores rendimentos.

Aqui a vestimenta se destaca para o uso em trilhas, sendo uma ótima opção para uso por toda a maleabilidade e flexibilidade que oferece ao corpo.

Leia também: Looks para fazer trilha: conforto e estilo em sua aventura!

Modalidade de Montanhismo:

No montanhismo, quanto menor for o peso carregado em objetos e nas próprias roupas, melhor, não é mesmo? E um item que, sem dúvidas, não poderia faltar nessa modalidade é a blusa de frio corta-vento, em especial a Anorak, à qual mencionamos acima.

Além de ser leve, a peça também ajuda o atleta a não sofrer com as baixas temperaturas que costumam predominar nas montanhas.

Como usar o corta-vento no dia a dia?

Por mais que sua principal função seja com o uso esportivo, a jaqueta corta-vento também pode ser muito bem aproveitada em visuais cotidianos, especialmente em momentos de passeio. Com a forte tendência do estilo streetwear, a peça se tornou rapidamente uma must-have de todo guarda-roupa feminino.

Para usá-la, é possível combiná-la com leggings, moletons, shorts e até mesmo as básicas e clássicas calças jeans! Para propostas mais ousadas, há também as combinações com peças de alfaiataria, que, ao serem usadas com uma corta-vento preta, por exemplo, promove mais formalidade ao look.

Quanto aos sapatos, as peças promovem um ótimo caimento com tênis. E para trazer mais personalidade à produção, nossa dica é apostar em uma boa paleta de cores complementar, isto é, caso invista em uma corta-vento em cores vibrantes, como corta-vento rosa, verde neon, amarela, laranja; um tênis neutro irá ajudá-la a equilibrar, e vice-versa.

Esperamos que tenha gostado dessas informações e que tenhamos a ajudado a entender e conhecer um pouco mais sobre essa peça que é uma grande tendência no armário feminino. A propósito, aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre looks de academia e conhecer 5 opções para se inspirar.

Agradecemos sua leitura e o esperamos em nossos próximos posts sobre moda ligada ao universo esportivo. Até a próxima!

1 comentário em “Blusa de frio feminina corta-vento: conheça a peça!”

Deixe um comentário