Veja como focar na academia de uma vez por todas!

Não foi só uma, nem duas, nem três tentativas: você já tentou todas as formas de forcar na academia, mas ainda não conseguiu manter a constância nos treinos? Se sim, este post é para você, pois hoje nós da Cajubrasil vamos te ensinar como focar na academia.

Veja 8 dicas para focar no treino da academia

A verdade é que nenhum treino começa somente quando colocamos os nossos pés na academia, mas sim, quando acordamos pela manhã. Antes de falarmos sobre as dicas, lembre-se de que o segredo para ter o lifestyle que tanto deseja está escondido nos detalhes da sua rotina. Confira agora mais detalhes:

1. Anote seus objetivos na agenda

Determinar um objetivo antes de tudo é essencial. Afinal, qual é a sua meta? Quer ganhar resistência ou força muscular? Por mais que pareça óbvio os ganhos que você quer obter, é comum que as metas sejam documentadas, seja na agenda, no notepad do celular, etc.

Além disso, é preciso que você encare os treinos com seriedade e compromisso, não somente quando há um espaço no seu dia ou semana. Por isso, reserve um espaço na sua agenda e tenha aquele momento somente para treinar. Você pode ter mais assertividade para estabelecer seus treinos na agenda com o nosso post: quanto tempo de exercício por dia? Conheça as recomendações!

2. Crie metas alcançáveis

Existem dois erros muito comuns: criar metas inalcançáveis ou não criar nenhuma. De qualquer forma, ambas podem acabar te frustrando, já que na primeira você não perceberá seus pequenos ganhos e na segunda vai sentir que não está saindo do lugar. Sendo assim, crie metas que sejam realistas para o seu nível e estabeleça prazos de curto, médio e longo prazo.

3. Tenha companhia durante os treinos

Somos seres sociáveis e muito influenciados pelo meio em que estamos presentes. Cercar-se de pessoas que possuem os mesmos objetivos que você torna o caminho mais fácil para alcançar seus objetivos. Por isso, procure fazer seus treinos ou atividade em dupla.

4. Faça descansos pós-treino

Além de descansos entre os treinos, o pós-treino é ainda mais importante. O sono é um item importante para este processo, pois ele renova todos os múltiplos sistema fisiológicos que são trabalhados durante o treino. Além disso, esta também é uma forma de mostrar ao seu cérebro que a atividade física não é uma punição, e sim mais uma parte da sua rotina.

5. Invista em elementos pré-treino

Pode acontecer que antes de ir até a academia estejamos estressadas, cansadas ou desmotivadas. Para isso, existem truques que podem estimular o cérebro a tornar os treinos como um hábito. Como:

  • Faça intervalos nos dias em que o cansaço estiver mais forte;

  • Crie uma playlist com suas músicas preferidas;

  • Exercite-se enquanto ouve música alta;

  • Coloque sua roupa de academia antes de sair do trabalho.

6. Crie uma rotina livre de distrações

Pegue sua agenda e planeje a rotina em que os horários de treino sejam compromissos inadiáveis. Com isso, você evita imprevistos, organiza melhor sua rotina e as responsabilidades em torno das suas prioridades. Mas, nada disso adiantará se não eliminar de vez distrações como as notificações do celular. Se possível, deixe-o o mais longe possível enquanto treina

7. Faça refeições pré-treino

Saber o que comer antes dos treinos faz total diferença no momento de maximizar sua performance e o foco no treino. Segundo Antonio Lancha Jr, colunista da Veja Saúde e professor especialista em atividade física e nutrição da Universidade de São Paulo (USP), em um artigo publicado na Veja Saúde, ele afirma: “A alimentação no pré-treino tem o objetivo de levar o indivíduo para sua melhor resposta fisiológica, ajudando-o a treinar da forma mais adequada e a atingir o seu limite de competência.”

Por exemplo, carboidratos de fácil digestão (tapioca, mandioca, batata-doce). Ovos, frango, iogurte e soja são outros alimentos que não podem ser deixados de lado de jeito nenhum. Já gorduras, leite e fibra podem causar desconfortos gastrointestinais e atrapalhar seu desempenho.

8. Treine no seu ritmo e registre a evolução

Lembre-se, Caju, cada pessoa possui o seu próprio ritmo. Respeite sempre o seu ritmo e limites e não fique se comparando aos outros. Você perceberá que, com o passar do tempo, o corpo vai se acostumando e se prontificando para novos desafios. Portanto, sempre que possível, faça um registro da sua evolução.

Leia: tipos de treinos de musculação – quais são e para o que servem

Manter o foco no objetivo não é uma tarefa fácil. Até mesmo profissionais podem cometer erros, mas no final de tudo, o que importa é a perseverança. Com as nossas dicas, temos certeza que você perceberá mudanças e mais resultados.

Siga as nossas redes sociais para mais conteúdos feitos especialmente para você e informações exclusivas! Gostou das nossas dicas? Deixe seu comentário e nos diga o que mais te motiva a sair de casa e ir para os treinos. Ah, e com a linha de roupas da Cajubrasil, não é mesmo?

Esperamos que aproveite a visita em nosso blog e até a próxima. Beijos, Caju!

Deixe um comentário