Saiba como começar uma vida fitness: conheça 8 benefícios!

Vida fitness: duas palavrinhas tão comuns, mas juntas geram muito assunto para falar. No post de hoje, nós selecionamos um tema muito importante, e que tem tudo a ver com o que acreditamos: sim, você pode tudo, você consegue! Por isso, se o seu objetivo é começar uma vida mais saudável e ativa, vem com a gente, que mostramos mais detalhes sobre o que é vida fitness, quais os caminhos para iniciar e seus benefícios!

O que é vida fitness?

A palavra fitness significa de forma geral: “estar em boa forma física”, e por isso, muitas pessoas acham que somente aqueles que praticam exercícios ou que acordam às 5h da manhã para correr podem receber esse rótulo. Errado.

O cuidado com o corpo em aspectos físicos e mentais, práticas de exercícios físicos, boa alimentação, hidratação e boas horas de sono é o que define ter uma vida fitness, garantindo uma qualidade de vida maior

Leia também: Quantas vezes por semana devo fazer atividade física?

Mas, por onde começar? Quais os caminhos você deve tomar para iniciar a sua vida fitness? A Cajubrasil te mostra com mais detalhes as dicas de como começar a ter uma vida fitness, na prática.

Qual é o primeiro passo para ser fitness?

Toda mudança começa a partir do primeiro passo. Então, se você já se decidiu a ter o estilo de vida fitness, já pode considerar que o primeiro passo está dado. Agora, precisa continuar em movimento. Veja as dicas:

Tenha disciplina

O primeiro desafio a ser superado é ter disciplina. Sabemos que é difícil para quem possui problemas com isso, mas é preciso criar e manter uma rotina, e o que deve servir de motivação, são seus objetivos de longo prazo. Por isso, não pense em como você já quer estar daqui a 1 semana. Pense em meses e até mesmo anos. Assim, você não ficará frustrada por não ver resultado a curto prazo.

Conheça o seu corpo

Entre em contato com um personal trainer ou educador físico, profissionais que irão fazer uma avaliação detalhada e saber qual a situação do seu corpo no momento. Com isso, você terá mais assertividade no momento de traçar seus objetivos. Além disso, eles podem montar treinos com alguns exercícios físicos considerando as limitações do seu corpo e objetivo.

Alimentação saudável

Ter uma alimentação saudável envolve muito a questão de disciplina e foco no futuro. Trazer o acompanhamento de um bom nutricionista também é uma ótima opção, além de ser uma forma mais eficaz de possuir uma dieta saudável e sem abandonar os nutrientes importantes. O profissional irá criar todo um plano alimentar com base na sua atual rotina, o que deve e o que não deve consumir, além de outros detalhes.

Depois desses pequenos passos em como iniciar a ter um estilo de vida fitness, você deve se perguntar: quais são exatamente os benefícios? Nós te mostramos a seguir.

8 benefícios de ter uma vida fitness

Agora que mostramos que levar e seguir um estilo de vida fitness vai muito além do que fazer apenas academia, se liga nos benefícios que este lifestyle te garante no seu dia a dia:

1. Mais energia

O primeiro benefício é de possuir mais energia. Quando decidimos ter um estilo de vida mais saudável, todos os pontos positivos de boa alimentação, sono regrado e mais exercícios físicos na rotina vai garantir que mais energia para realizar outras demandas durante o dia.

2. Controle de peso

Este segundo benefício não está ligado totalmente ao fato de perder peso ao adotar uma vida fitness, mas sim a meta de peso que você estabeleceu ao fazer a prática de exercícios e hábitos mais saudáveis.

Ou seja, se você quer emagrecer, os hábitos saudáveis e a dieta irão te ajudar queimar uma maior quantidade de calorias; se você tem a intenção de ganhar mais massa magra, a vida fitness irá te ajudar a alcançar este objetivo da mesma forma.

3. Mais saúde

Quando falamos em adotar um estilo de vida fitness, não tem como não mencionar o benefício de que sua saúde melhore e muito. No momento que a prática de exercícios físicos começa, é possível sentir uma enorme diferença no condicionamento físico, aprimorando a capacidade cardíaca e respiratória, proporcionando mais resistência, força, flexibilidade, postura e entre outras coisas.

Para dizer mais, problemas vasculares e cardíacos, além de diabete tipo 2, possuem menos chances de aparecer em pessoas que levam um estilo de vida fitness.

4. Diminuição do risco de infecções

Sendo uma pessoa mais saudável, a prática de exercícios físicos e hábitos mais saudáveis, como a dieta, aumentam o nível de nutrientes e oxidantes. Com isso, o risco de ter alguma infecção será muito menor. Você pode conferir aqui em nosso blog o post sobre quais doenças estão relacionadas a uma vida sedentária.

5. Alívio do estresse

Não pensem que somente a saúde física será beneficiada. A prática de exercícios físicos, independente de qual seja, também possui um grande impacto na saúde mental de quem adota o estilo de vida fitness. Atuando no relaxamento de tensão muscular, os exercícios e hábitos ajudam na produção de endorfina, responsável pelos hormônios de felicidade.

6. Aumento de autoestima e autoconfiança

Ao cuidar do seu corpo em um todo, você passa a ter uma melhora física e consequentemente na forma em que se enxerga. E claro, qual pessoa não se sentiria bem ao perceber que os primeiros objetivos estão sendo conquistados? Isso eleva a autoestima, pois você vai percebendo que consegue atingir suas metas. Além disso, a autoconfiança também vai crescendo e a segurança surge no momento de praticar novos exercícios.

7. Estímulos no cérebro

Todo o estímulo da circulação sanguínea do nosso cérebro também tem um impacto positivo, já que o aumento de fluxo melhora a memória, concentração e a capacidade de reparação celular cerebral.

8. Melhora do sono

Um dos aspectos mais importantes e causa um grande impacto durante a mudança de novos hábitos: melhora no sono. As pessoas que já possuem hábitos mais saudáveis, também conseguem melhorar a qualidade do sono, podendo até mesmo reverter alguns casos de insônia.

E aí, viu só como é importante adotar um estilo de vida fitness? No começo, são necessários alguns primeiros passos para que você lentamente sinta essa mudança e assim, gradativamente, tornar os novos hábitos na rotina do seu dia a dia.

Gostou do conteúdo? Deixe o seu comentário e nos fale como está sendo essa sua experiência em adotar novos hábitos! Não se esqueça de nos seguir nas redes sociais para ver mais conteúdos exclusivos e esperamos que tenha aproveitado este post. Nos vemos na próxima!

Deixe um comentário