Quanto tempo de exercício por dia? Conheça as recomendações!

A natureza do ser humano é estar sempre em movimento, os pés, pernas, braços e tronco anatomicamente perfeitos para a execução de diversos movimentos diferentes. Antigamente, quando não existiam automóveis, indústrias e outras coisas da modernidade, éramos acostumados caminhar e executar movimentos complexos para caçar e pescar sua própria comida.

Mas com todas as facilidades da atualidade, nós precisamos tirar um tempo do nosso dia para nos exercitar, a fim de cuidar da saúde, não é, Cajulover? Além disso, nós nos exercitamos para também atender à nossa natureza, ou seja, estar em movimento para preservação da saúde mental e cognitiva, além de qualidade do sono e preservação da memória.

Mas quanto tempo de exercício por dia devemos fazer? Se você tem essa dúvida, acompanhe nosso post super completo e confira qual é a recomendação diária de tempo para a prática de atividades físicas!

Quanto tempo de exercício devo fazer por dia? CAJUBRASIL explica!

Praticar exercícios físicos todos os dias é fundamental para evitar problemas diversos, tanto da saúde física quanto mental. Separar aquele espaço de tempo só para cuidar do seu corpo é super necessário. Mas você pode estar se perguntando: quanto tempo do meu dia devo separar para me exercitar?

É importante entender que não há uma única resposta para essa pergunta e que ela depende muito dos seus objetivos. Apenas para a manutenção da saúde, você pode seguir a recomendação da Organização Mundial da Saúde que indica cerca de 45 minutos à 1 hora por dia de exercícios de intensidade leve ou média, como caminhadas e aeróbicos sem precisar pegar peso.

Esse tempo já é o suficiente para manter níveis saudáveis de pressão arterial, colesterol e diabetes, desde que a pessoa também tenha uma alimentação balanceada (não exagerar nos doces e alimentos gordurosos).

No entanto, essa quantidade de tempo pode mudar conforme o seu objetivo: emagrecer, ganhar massa magra, fisiculturismo, halterofilismo, otimização de performance em um esporte específico, entre outros. Confira abaixo quanto é indicado para cada objetivo:

Tempo de exercícios diários para emagrecer

Para quem tem o objetivo de emagrecer com saúde, a prática de exercícios físicos é fundamental. Emagrecer apenas com dietas restritivas pode trazer diversos problemas para a saúde, como anemia e fraqueza, além de que seu corpo pode apresentar flacidez, uma vez que você não estará trabalhando sua musculatura.

Além disso, apesar de qualquer tipo de exercício fazer você gastar calorias, existem exercícios específicos que farão você perder peso e medidas mais rapidamente.

mulher andando de bicicleta com roupas de ciclismo

Se você optar por fazer caminhadas todos os dias, uma hora por dia já te ajudará a emagrecer consideravelmente. No entanto, se você sentir que a caminhada está ficando fácil, você pode dar trotes por alguns metros do seu trajeto. Em pouco tempo, você poderá estar correndo em ritmo leve durante todo o percurso, acelerando ainda mais o seu processo de emagrecimento, afinal, a evolução da caminhada para a corrida costuma ser um processo natural.

Caso você decida pelo treino funcional, existe uma série de exercícios que você pode realizar até mesmo na sua casa e cerca de 30 minutos diários já serão o suficiente para te ajudar a emagrecer.

Em um treino de musculação, é importante que você se concentre em fazer mais repetições ao invés de aumentar a carga, sempre começando ou encerrando seu treino com, pelo menos, 15 minutos de esteira ou bicicleta ergométrica.

Tempo de exercícios diários para definir músculos

Para quem quer definir os músculos, o tempo de exercícios não se altera muito além do recomendado pelos profissionais de educação física, que é de 1 hora a 1 hora e 30 minutos diários.

Mas vale lembrar, nesse caso, que o praticante precisará se concentrar no tipo de exercício realizado, optando por aqueles que trabalham os músculos de forma concentrada. A musculação é a prática mais indicada, os aparelhos e pesos são as melhores opções para fazer a contração e relaxamento dos músculos, fazendo com que eles aumentem e ganhem forma.

mulher fazendo exercicio com peso na academia

E mais, Cajulover, ao treinar em uma academia, você terá uma série de benefícios, como um profissional da área para elaborar o treino específico para seu objetivo e diversos aparelhos a sua disposição.

Tempo de exercícios diários para melhora do condicionamento físico

Muitas pessoas têm o objetivo de melhorar o condicionamento físico, seja para aumentar a sua própria disposição no dia a dia ou, ainda, para melhorar sua performance no esporte que gosta de praticar.

Para melhorar o condicionamento físico, você deve investir em exercícios que aumentem a sua capacidade cardiorrespiratória, como corrida, bike e natação. Todas essas práticas podem ser realizadas cerca de 1 hora por dia.

mulher segurando raquete de beach tenis fazendo o movimento de rebote

Mas se você estava totalmente sedentária, não faz mal começar com metade desse tempo e ir aumentando aos poucos até atingir a média recomendada, ok?

Conheça e respeite seu corpo!

Tentar começar uma atividade física de maneira intensa pode fazer com seu corpo se desgaste logo no início e que você precise de dias para recuperar a musculatura. Isso pode te desanimar na busca do seu objetivo.

Então, é importante ter em mente o tempo e a intensidade que você pode realizar com tranquilidade, sem gerar um desgaste desnecessário no começo. É fundamental conhecer seu corpo e seus limites para planejar sua rotina de exercícios.

mulher pendurada em pano olhando para camera e sorrindo

Caso você julgue necessário, é válido marcar uma consulta com um médico para solicitar exames de rotina para se certificar que está liberado para a prática de atividades físicas, tudo bem? Não se prejudique! Contar com a ajuda de profissionais é sempre positivo quando estamos falando de saúde.

Esperamos que você tenha gostado da leitura. Até a próxima!

3 comentários em “Quanto tempo de exercício por dia? Conheça as recomendações!”

Deixe um comentário