Trabalho de Educação Física: áreas que o profissional atua

As atividades e exercícios físicos são parte essencial do dia de muitas pessoas, sendo um espaço onde encontram motivação para iniciar o dia ou ainda um alento para aliviar as tensões e emoções após um dia pesado de trabalho.

mulher fazendo exercicio com pesos em academia

No entanto, para algumas pessoas o sentimento ao treinar é tão positivo, que as leva a querer viver disso, levando uma carreira como profissional de Educação Física.

Aproveitando que este mês foi celebrado o dia do profissional de Educação Física (1° de setembro), separamos este conteúdo sobre o trabalho, a formação e as áreas de atuação desses profissionais, para você que tem curiosidades ou pensa em ingressar nessa área. Continue sua leitura e veja tudo sobre o tema!

Curso de Educação Física: o início da carreira

Para atuar na área de Educação Física, é necessário realizar um curso de graduação na área. É por meio desse curso que o profissional irá se especializar e passar por disciplinas específicas que irão lhe agregar conhecimento para entender sobre o condicionamento físico do corpo com a intenção de mantê-lo saudável.

homem e mulher lado a lado alongando os braços

Desse modo, o profissional de Educação Física é procurado por pessoas que desejam adotar um estilo de vida e uma rotina mais saudável e estão à procura de resultados notáveis no corpo. Além disso, é o educador físico que irá auxiliar essas pessoas na realização dos exercícios físicos da maneira correta, visando evitar lesões e desenvoltura incorreta.

É possível realizar o curso de Educação Física em modalidade presencial ou remota, em instituições de ensino públicas ou particulares. A duração média do curso é de 4 anos, no entanto, esse número pode variar conforme a instituição de ensino ou região de estudo.

Áreas de atuação para o profissional de Educação Física

Assim que formado, o profissional de Educação Física tem diversas possibilidades de atuação dentro de sua área, no entanto, as principais delas são como professor, atuando no Ensino Básico e Instrutor ou personal trainer em academias. Entenda mais sobre a maioria das áreas de atuação abaixo:

mulher e treinadora fazendo exercicios juntas

Professor de Ensino Básico e Médio

Ao ingressar na área da docência no ensino básico, o profissional de Educação Física trabalha com crianças e adolescentes nas séries do Ensino Fundamental (1° a 9° ano) e Ensino Médio (1° a 3° ou 4° ano).

Como professor, o profissional irá atuar com várias atividades físicas, alongamentos e esportes para que as crianças sejam incentivadas desde cedo a praticar hábitos saudáveis.

Essa é uma das áreas mais procuradas pelos educadores físicos, pois as oportunidades ofertadas são disponibilizadas em escolas do setor público e privado. No entanto, para conseguir atuar em escolas, é de extrema importância que o curso de Educação Física realizado seja na modalidade de licenciatura, que permite ao profissional dar aulas em toda a rede de ensino.

Instrutor em academias

Outra grande oportunidade para educadores físicos é com a atuação em academias, como instrutores ou personal trainers. Como o profissional tem formação adequada para entender toda a musculatura e anatomia humana, consegue saber as posições, intensidade e tipos de treinos a serem realizados pelos alunos.

Além disso, em academias as oportunidades são bastante democráticas, havendo contratações tanto para profissionais mais experientes, quanto para os recém-formados. Outro ponto de vantagem é que haverá sempre pessoas interessadas em cuidar de sua saúde e forma, garantindo estabilidade nesse meio de atuação.

Leia também: 7 tipos de treino funcional: inove seus exercícios!

Qual a importância do profissional de Educação Física?

O profissional de Educação Física é muito importante para a sociedade, uma vez que possui um amplo conhecimento quanto à saúde, bem-estar, cuidados com o corpo e definição muscular. É por meio dos profissionais de Educação Física que as pessoas conseguem superar o sedentarismo que, por sua vez, traz consequências à saúde como obesidade, hipertensão e afins.

mulher fazendo exercicio em academia

Além disso, é o educador físico que irá instruir seus alunos a realizar seus exercícios de maneira correta, uma vez que mesmo sendo ideais para manter a saúde, realizar atividades físicas sem a supervisão de um profissional pode acarretar lesões musculares em diversas regiões do corpo.

Como professores, esses profissionais também são de extrema importância para a formação de crianças e adolescentes na escola, motivando-os a levar uma vida mais saudável e ao bem-estar desde muito cedo.

Para os educadores físicos, o sentimento é de uma troca mútua, uma vez que ao incentivar seus alunos a cuidar de sua saúde e lhes prover bem-estar, eles também se sentem gratos e recompensados por estarem auxiliando o próximo por meio de sua profissão – justamente por isso, é possível encontrar muitos profissionais de Educação Física que alegam com firmeza serem apaixonados pelo que fazem.

Com isso, toda a equipe CAJUBRASIL deixa nossos mais sinceros parabéns a todos os educadores físicos, por atuarem de maneira tão linda e eficiente no cuidado das pessoas em todas as suas fases da vida.

Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender melhor sobre essa profissão tão especial. Caso tenha interesse, aproveite sua leitura para conferir também nosso post sobre o tempo diário de exercícios e conheça as recomendações com a gente.

Agradecemos por ter lido até aqui e o esperamos em nossos próximos posts sobre saúde, bem-estar e moda esportiva aqui no blog da CAJUBRASIL. Até mais!

Deixe um comentário