Dia do Profissional de Educação Física – 1º de Setembro

O Dia do Educador Físico é um dia de muita celebração, afinal, eles têm sido cada vez mais importantes para a qualidade de vida de nossa população. Por isso, a CAJUBRASIL deseja um feliz Dia do Profissional de Educação Física para todos os profissionais que atuam nessa área visando trazer bem-estar e mais saúde às pessoas.

Seja você professor, instrutor, reabilitador físico ou atue em outras áreas da educação física, parabéns pelo seu dia!

Preparamos esse conteúdo especial sobre a profissão do educador físico não só para parabenizá-los, mas também para ajudar àqueles que estão cogitando ingressar nessa área tão fundamental. Então aproveite e confira o porquê o Dia do Profissional de Educação Física é em 1° de setembro, qual a importância dessa profissão, as áreas de atuação, o mercado de trabalho e mais!

Confira:

Por que se comemora o Dia do Educador Físico em 1° de setembro?

O Dia do Profissional de Educação Física é celebrado no dia 1° de setembro porque foi nessa data, em 1998, que a profissão foi regulamentada por meio da Lei Federal nº 9696. Até então, não havia conselhos que regulamentassem a profissão e, com a criação da Lei, Conselhos Federais e Estaduais foram instituídos para definir as regras para o exercício da profissão de educador físico.

Qual é a importância do profissional de educação física?

O profissional de educação física tem grande importância para a sociedade, pois promove a saúde e o bem-estar da população por meio dos exercícios físicos. Não sem motivo, a disciplina de Educação Física está no currículo da Educação Básica, uma vez que o educador físico contribui para o desenvolvimento integral do aluno, tanto por sua saúde física quanto mental.

Confira outras contribuições do educador físico para a sociedade:

  • Trabalha em prol da minimização dos níveis de sedentarismo e de outras doenças;
  • Colabora para a socialização, seja no âmbito escolar ou em outros campos de atuação;
  • Ensina o trabalho em equipe;
  • Prepara o corpo e dá condicionamento físico;
  • Contribui para o aumento da performance de atletas;
  • Proporciona momentos de divertimento e recreação;
  • Auxilia na recuperação ou estimulação psicomotora;
  • Corrobora para o desenvolvimento de habilidades cognitivas;
  • Favorece o aumento da qualidade de vida da população.

Outro post importante para você ler também: Quais doenças estão relacionadas à vida sedentária? Entenda!

Como é o curso de Educação Física?

O curso de Educação Física é ofertado em duas modalidades, sendo elas a licenciatura e o bacharelado. No primeiro caso, o profissional pode atuar como professor de Educação Física e em outras áreas, já o bacharel se volta para os treinamentos físicos, ou seja, não atua na educação. Ambos podem, no entanto, atuar em projetos e pesquisas científicas.

Quanto às disciplinas ofertadas no curso de Educação Física, é preciso ter em mente que elas tratarão de distintos campos do saber, como anatomia humana, o desenvolvimento motor, metodologias de diferentes práticas esportivas e, no caso do aluno de licenciatura, metodologia do ensino, práticas pedagógicas, educação inclusiva e fundamentos da educação.

Sendo assim, o curso de Educação Física oferece matérias capazes de preparar o profissional para compreender desde a fisiologia do exercício até o desenvolvimento de técnicas para ensinar as atividades físicas da maneira mais adequada. E aí, se animou para ingressar nesse curso lindo e tão importante? Esperamos que sim!

Em quais áreas o educador físico pode trabalhar?

Como já adiantado por aqui, o educador físico corrobora para uma rotina mais saudável e pode trabalhar em diferentes áreas, confira quais são:

  • Professor da Educação Básica;
  • Treinador esportivo;
  • Personal trainer;
  • Instrutor de academia;
  • Gestor de espaços desportivos;
  • Desenvolvedor de projetos sociais com base no esporte;
  • Professor de modalidades específicas, como natação ou ginástica;
  • Recreador de clubes;
  • Profissional de reabilitação física;
  • Ginástica laboral;
  • Reintegração de pessoas com deficiência na sociedade.

Quanto ganha um profissional de educação física?

Não há como saber exatamente quanto ganha um profissional de educação, uma vez que isso varia segundo o nível de experiência do profissional, a área de atuação e a região onde atua. No entanto, é preciso salientar que o profissional de educação física se torna cada mais essencial na sociedade, principalmente no campo da educação e da saúde.

Inclusive, são justamente essas áreas que sofrem de uma certa escassez de profissionais habilitados. Por isso, os educadores físicos que pretendem atuar na educação ou com a reabilitação e condicionamento físico têm altos índices de empregabilidade. Outro ponto a destacar é que, quanto mais especializado e capacitado, maior é a crescente do educador físico.

Gostou deste conteúdo? Esperamos que ele tenha te ajudado a entender a importância do educador físico para a sociedade, o curso de Educação Física e as áreas de atuação dessa profissão tão promissora! Aproveite sua leitura e confira também nosso conteúdo a respeito do tempo indicado de exercícios físicos por dia e fique atento nas recomendações!

Agradecemos a sua leitura, Cajulover! Não perca nossas atualizações e fique por dentro do mundo fitness com a CAJUBRASIL!

1 comentário em “Dia do Profissional de Educação Física – 1º de Setembro”

Deixe um comentário