Quando a temperatura cai, temos uma leve tendência a querer adiar os exercícios físicos e, por consequência, os aquecimentos que são tão benéficos a nossa saúde, não é mesmo?
Isso porque eles ajudam a te animar e te aquecer para a prática dos exercícios físicos a serem feitos, além de melhorar seu desempenho durante o treino e ainda evitar possíveis lesões e desgastes.
Se você quer entender melhor sobre a importância dos aquecimentos para você e sua saúde, continue sua leitura neste conteúdo e confira todas as informações que separamos aqui especialmente para você. Aproveite sua leitura e aproveite!
O que é o aquecimento?
O aquecimento é o nome que recebe a sequência de movimentos realizados pelo corpo visando elevar sua temperatura e circulação sanguínea para nutrir e preparar os músculos para treinar.
Existem dois tipos de movimentos muito utilizados para o aquecimento do corpo: os estáticos e os dinâmicos, entenda:
Alongamento dinâmico
Ideais para aquecer o corpo antes de qualquer treino, os alongamentos dinâmicos são os movimentos de aquecimento repetidos de forma rítmica, elevando a frequência cardíaca e deixando você pronto para treinar.
Alongamento estático
Apesar de estar dentro da categoria de aquecimento, o alongamento estático é aquele que serve para “desaquecer” – irônico, não é mesmo? Isso porque ele irá ajudar os músculos a relaxarem após seus treinos. Para isso, eles são aqueles movimentos realizados de forma estática – os alongamentos convencionais como os conhecemos.
Leia também: Looks academia inverno: 5 opções para se manter aquecida!
Qual a importância de se manter aquecido no frio?
Em dias mais frios, é importante aquecer o corpo antes de treinar porque temos uma certa tendência a ficar com os músculos retraídos, além de nossa frequência cardíaca ficar mais baixa devido à temperatura. Com isso, iniciar seu treino sem se aquecer pode levar a tonturas, sensação de fraqueza e até uma síncope.
Além disso, o aquecimento, de forma geral, também ajuda a evitar possíveis lesões na musculatura do corpo. Isso é importante porque elas fariam com que você permanecesse afastado do treino enquanto se recupera. Com isso, é possível dizer também que o aquecimento é uma forma de se manter fiel às suas atividades físicas.
Leia também: Treinar no frio: qual a importância? Como fazer?
Como fazer aquecimento corretamente?
Para realizar seu aquecimento corretamente, recomendamos que faça repetições de 10 a 15 movimentos ou em um tempo cronometrado por entre 30 a 45 segundos. É importante fazer todos os seus aquecimentos por, no mínimo, 10 minutos, por isso, recomendamos que você repita os movimentos realizados até atingir essa meta.
Abaixo separamos alguns exercícios de aquecimento para você realizar, confira:
Abdominais
Os abdominais são exercícios que demandam um grande esforço da região muscular do abdômen, mas também são as melhores pedidas para ajudar a definir a barriga. Para fazê-los, você pode se deitar, dobrar os joelhos e levar a região da cabeça até próxima aos joelhos, ou ainda permanecer deitado e levantar as pernas em 90°, entre outros movimentos.
Procure manter a postura e realizar os movimentos corretamente para obter melhores resultados. Ah, e por exigir muito esforço, lembramos que é sempre importante que você respeite os limites de seu corpo, para não se machucar, combinado?
Corrida no lugar
A corrida no lugar é uma forma de aquecimento prática e fácil que consiste em realizar movimentos de corrida com alternância das mãos e dos braços sem sair do lugar. O ritmo e velocidade desse aquecimento deve variar conforme os limites de seu corpo, no entanto, a ideia é que você comece de forma mais leve e vá elevando a intensidade com o passar do tempo.
Além disso, é preciso ter atenção à sua postura e ao impacto causado nos joelhos, certo?
Leia também: Circuito para fazer em casa: vários exercícios!
Polichinelo
Os clássicos e conhecidos polichinelos são meios de aquecimento que consistem em saltos com movimentos de afastamento e aproximação das pernas na direção lateral com a movimentação dos braços em direção acima da cabeça e voltando à cintura.
E talvez os polichinelos sejam tão conhecidos justamente por sua eficiência: com apenas alguns já é possível sentir os batimentos cardíacos mais elevados e o corpo mais quente. Portanto, não deixe os polichinelos fora de seu treino!
Pular corda
Diretamente do túnel do tempo da época em que éramos crianças, a brincadeira de pular corda também é uma ótima opção de aquecimento, você sabia? Os pulos constantes elevam a frequência cardíaca, aquecem o corpo e bastam alguns minutos praticando que você já começará a suar!
Justamente por isso, pular corda também é uma atividade ideal para quem deseja perder calorias. E tem mais: sua musculatura da perna será fortalecida! Recomendamos apenas que você se lembre de manter a postura ereta e aposte em um look de inverno e calçado confortável para amortecer os impactos.
Subida e descida de escadas
Por último, temos também as subidas e descidas de escadas – ideais para quem mora em apartamentos ou residências de mais de um piso. Aqui a ideia é atingir seu limite ao máximo possível, portanto, realize esse aquecimento por, pelo menos, 30 minutos.
Sua capacidade pulmonar, frequência cardíaca e musculatura da perna e glúteos serão fortalecidas consideravelmente. Além disso, você também pode definir a velocidade em que irá realizar esse aquecimento conforme a sua capacidade. Recomendamos apenas que tome cuidado para não cair e se machucar, tá bem?
Esperamos que tenha gostado deste conteúdo e que tenhamos o ajudado a entender sobre a teoria e a prática dos exercícios de aquecimento não só em dias de frio, mas também em todo o ano. A propósito, que tal complementar sua leitura com nosso post sobre o que comer no frio para se manter saudável e conheça 8 dicas para sua dieta.
Agradecemos por ler até aqui e o esperamos em nossos próximos posts sobre moda esportiva e atividades físicas aqui no blog da CAJUBRASIL. Até mais!