Ter um bom planejamento e investir no calendário comercial é fundamental para ver a sua empresa crescer no próximo ano. Venha conosco e aprenda tudo sobre o assunto.
Por que é importante se planejar para 2023?
A primeira coisa que você deve saber é que, contar com um bom planejamento é essencial para o crescimento dos negócios. Além disso, é uma forma para entender onde a sua empresa está e onde pode chegar.
Sendo assim, ter um bom planejamento de metas é essencial para:
- reduzir os custos;
- gerar mais leads qualificados;
- conquistar e fidelizar clientes;
- ter mais assertividade em todas as campanhas;
- orientar e conduzir o time rumo ao sucesso;
- aumentar os lucros.
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4 coisas que você deve considerar na hora de planejar a sua loja para o próximo ano
Se você não sabe como começar a fazer o seu planejamento estratégico, não se preocupe! Continue conosco e confira alguns critérios que você deve considerar para 2023. Vamos lá?
1. Tenha objetivos claros
Saber onde você quer chegar é fundamental para nortear todas as campanhas. Por isso, faça uma lista com todos os objetivos e metas da sua loja ou empresa para 2023, separando-as por curto, médio e longo prazos.
2. Analise as métricas do ano anterior
Faça um estudo sobre como foi o ano anterior, pois esses dados são essenciais para melhorar em 2023.
Portanto, existem diversos indicadores que você pode analisar. Conheça alguns deles.
- Ticket médio: mensura o valor médio de vendas em um determinado período;
- Lifetime value (LTV): avalia qual é o valor do tempo de vida do cliente; ou seja, a previsão de lucros que ele deu para a sua empresa em um período;
- Custo de Aquisição de Clientes (CAC): analisa quanto você gasta para adquirir um novo consumidor;
- Vendas por período: analisa o crescimento ou declínio em vendas;
- Churn Rate: analisa qual é a rotatividade dos seus clientes;
- Retorno Sobre o Investimento (ROI): verifica quanto de retorno (lucro) a sua empresa está tendo, considerando todos os investimentos.
3. Faça uma análise de mercado
Analise a concorrência na sua região e procure identificar quais são os pontos fortes e fracos de cada um deles. Afinal, isso vai ajudar a encontrar ótimos diferenciais para o seu negócio.
4. Mensure a satisfação do seu cliente
Para que a sua empresa cresça, é fundamental conquistar clientes fiéis.
Assim, para compreender se você está proporcionando (ou não) uma boa experiência aos seus consumidores, aplique uma pesquisa de satisfação e mensure os resultados.
Tudo o que você precisa saber sobre o calendário comercial
O calendário comercial é aquele que visa destacar quais são as principais datas que necessitam de uma atenção especial dos vendedores. Dessa forma, são períodos que podem resultar em ótimas vendas.
Portanto, se você quer que a sua loja ou empresa tenha um alto desempenho em datas sazonais, precisa elaborar um bom calendário comercial.
Assim, é preciso considerar as principais datas de grande influência para obter o máximo de aproveitamento.
Quer saber mais? Então, continue conosco e confira algumas dicas que podem ajudar a orientar o calendário comercial da sua empresa. Vamos lá?
Faça a projeção de 2023 do seu nicho
Analise o mercado nacional e internacional, assim como o comportamento do seu cliente e procure identificar as principais tendências mercadológicas.
Da mesma maneira, pense quais são as suas expectativas para 2023, elabore um plano de ação e analise quais são as campanhas que precisam de um investimento maior.
Analise a curva ABC de produtos
A Classificação ABC (também conhecida como “curva ABC”) é uma metodologia que ajuda a classificar os produtos da sua empresa conforme o grau de relevância.
Dessa forma, ao realizar a classificação ABC, você compreende quais são os melhores (e piores) produtos e, assim, pode realizar investimentos muito mais assertivos.
Elabore o calendário comercial
Faça uma pesquisa sobre quais são as principais datas comemorativas de 2023 e separe as que são mais importantes para o seu negócio. Assim, elabore campanhas para cada uma delas.
Confira algumas dicas:
- decore a sua loja física e virtual com a temática da data comemorativa;
- faça kits e sorteios em redes sociais para engajar o público;
- crie ofertas e descontos exclusivos para as datas comemorativas;
- faça parcerias com outros fornecedores para conseguir boas condições para oferecer ao seu cliente;
- crie um evento temático na sua loja;
- envie um brinde, cartão ou presente na casa dos seus clientes fiéis.
Você precisa de uma ajuda para conhecer quais são as melhores datas comemorativas para o comércio? Se sim, aproveite e faça o download gratuito do nosso “Calendário do Varejo para 2023”.
Faça o agendamento de campanhas
Não deixe as campanhas para a última hora. Então, tire um tempo para analisar todas as datas comemorativas do ano e invista em ações para cada uma delas.
Afinal, você precisa ter um bom planejamento tanto de estoque quanto para divulgar as novidades para o seu público.
Isso porque, não vai adiantar criar uma ação incrível se os seus clientes não ficarem sabendo delas, certo?
Portanto, escolha quais são as datas que você vai trabalhar; crie um plano de ação e faça o agendamento de todas as campanhas.
Tenha um bom planejamento de estoque
Ter um bom estoque também é uma dica essencial na hora de elaborar as campanhas do calendário comercial da sua loja.
Portanto, lembre-se de analisar quais são os produtos com maior rotatividade e realize as suas compras com antecedência.
Você também pode contar com a ajuda da tecnologia, investindo em um bom sistema para controle de estoque.
Assim, trabalhando de forma automatizada e com as ferramentas certas, fica mais fácil ter mais previsibilidade sobre os produtos com mais ou menos giro.
Também é importante lembrar que, normalmente, as datas comemorativas são períodos mais turbulentos.
Então, comprar produtos de forma antecipada é fundamental para atender bem o seu cliente e não deixar ele sem as suas mercadorias preferidas.
Conte com a ajuda de fornecedores de confiança
Investir em empresas sérias e de confiança é fundamental para ver o seu negócio crescer e decolar.
A CAJUBRASIL é uma marca que pode se tornar uma verdadeira parceira do seu negócio.
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Além disso, somos uma empresa pontual e a nossa equipe está sempre à disposição para tirar todas as suas dúvidas.
3 dúvidas respondidas sobre o calendário comercial 2023
Venha conosco e confira as principais dúvidas respondidas sobre o calendário comercial de 2023. Vamos lá?
1. Quantos dias tem o calendário comercial?
Embora você possa escolher algumas datas específicas para trabalhar as épocas sazonais e de datas comemorativas, o calendário comercial tem 360 dias.
2. Como fazer um calendário comercial?
De forma bem resumida: elabore as campanhas; antecipe o estoque; envolva o público; divulgue a ideia; treine a sua equipe; mensure os resultados; e invista na melhoria constante.
3. Quais são as melhores datas comemorativas para o comércio?
As principais datas comemorativas para o comércio são: Dia Internacional da Mulher (8 de março); Páscoa; Dia do Consumidor (15 de março); Dia das Mães (2º domingo do mês de maio); Dia dos Namorados (12 de junho); Dia das Crianças (12 de outubro); Black Friday (última sexta-feira de novembro); Natal (25 de dezembro).
Invista no calendário comercial e aproveite o melhor das datas comemorativas para lucrar
Investir no calendário comercial é uma ótima ideia para aproveitar as épocas sazonais para vender mais.
Para isso, é preciso ter um bom planejamento e contar com fornecedores parceiros, que possam te ajudar a oferecer ao seu cliente produtos de extrema qualidade.
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