Nos últimos anos, o mercado fitness no Brasil tem visto uma evolução incrível, destacando-se como um nicho promissor, especialmente no que diz respeito ao segmento de vestuário e lojas físicas.
Esse aumento de demanda evidencia uma mudança na mentalidade dos brasileiros, que estão cada vez mais investindo em um estilo de vida saudável e mudando o seu comportamento de consumo, impulsionando o crescimento expressivo desse segmento.
Atrelado à recente preocupação dos lojistas de melhorarem a experiência de compra do universo de lojas físicas, um mix de tendências têm feito parte de um leque de oportunidades para que o comércio da moda explore de maneira positiva este cenário para faturarem mais e conquistarem mais clientes fiéis a longo prazo.
Porém, ao mesmo tempo, com tantas notícias e tendência sobre este segmento, é comum que as empresas se vejam cercadas com dúvidas a respeito de por qual caminho seguir e fazer apostas mais certeiras. Quer saber mais sobre quais são as oportunidades que podem fazer você ampliar seus resultados nos próximos meses? Acompanhe a seguir!
Como é o mercado fitness no Brasil
O constante crescimento do mercado fitness no Brasil vem refletindo diariamente a busca significativa pela melhora do bem-estar e qualidade de vida, que tem se tornado um novo comportamento de consumo.
De acordo com análises do setor, o faturamento de empresas deste mercado apresentou um aumento expressivo, impulsionado pelo volume de novos praticantes de atividades físicas e, consequentemente, uma alta demanda na procura de produtos relacionados, com destaque especial para o vestuário fitness.
Uma estimativa apresentada pelo site Statista, uma plataforma online alemã especializada em coleta e visualização de dados, indica que a receita do setor esportivo tem previsão para expandir aproximadamente 5% durante todos os anos até 2025. De acordo com analistas, o licenciamento é apontado como um fator significativo nesse índice de crescimento e é uma grande tendência para este mercado.
Este interesse em adotar práticas saudáveis e a conscientização sobre a importância do condicionamento físico têm se traduzido em um investimento em produtos relacionados ao fitness, incluindo roupas adequadas para atividades físicas. Por este motivo, o investimento no vestuário é fundamental para proporcionar melhor desempenho e conforto durante as atividades físicas, o que cria uma alta procura principalmente no que se refere à peças que ofereçam funcionalidade, estilo e tecnologia integrados.
Tendências do mercado fitness para 2024
Seguindo essa projeção, a diversificação de produtos e serviços fitness, incluindo inovações no vestuário esportivo, tem contribuído para o aumento constante nas receitas do setor, mas sempre é possível melhorar.
Para as marcas que buscam insights valiosos para investir na ampliação do seu negócio, esse alinhamento com as necessidades do público é fundamental. Veja a seguir algumas tendências percebidas que valem ser destacadas.
Licenciamento
Conforme já apontado na pesquisa do Statista, o licenciamento de produtos tende a se fortalecer no próximo ano. A colaboração entre marcas de renome e influenciadores, por exemplo, já é muito forte no mercado da moda e, quando direcionando os olhos para o universo fitness, não deve ser diferente. A associação de nomes reconhecidos no mundo esportivo com designs inovadores promete não apenas atrair clientes, mas também elevar o status das peças de vestuário a itens de desejo.
Upgrade na experiência de compra
Se você acompanha o nosso blog já deve ter visto por aqui um artigo dedicado ao destaque das tendências de mercado da moda para as lojas físicas. Neste contexto, vale continuar destacando a relevância da melhora da experiência de compra e que a preocupação sensorial continuará a ser um diferencial no setor de vestuário fitness. Lojas físicas estão investindo em ambientes que estimulam os sentidos, desde iluminação, música e muito mais. Aproveite para ler mais sobre clicando aqui!
A popularização dos itens esportivos na moda casual
A visibilidade das roupas e artigos esportivos continuará conquistando um público mais amplo no próximo ano. Isso porque a crescente conscientização sobre saúde e bem-estar impulsiona a procura por vestuário fitness não apenas por atletas, mas por pessoas de todos os níveis de condicionamento físico. Além disso, tem se tornado cada dia mais evidente a incorporação de itens da moda fitness no universo fashion dos apaixonados pelo estilo esportivo.
Para onde devo direcionar esforços?
Além da questão do licenciamento e melhora da experiência de compra, deixamos aqui nosso destaque especial para a oportunidade de venda de peças híbridas do esporte seguindo essa tendência do estilo esportivo para ampliar seus resultados.
Roupas versáteis que transitam facilmente do treino para atividades cotidianas, serão cada vez mais procuradas e podem ser um foco da sua loja física em 2024. A fusão de elementos técnicos, como tecidos de desempenho e cortes ergonômicos, com design urbano, minimalista e moderno proporcionará aos consumidores opções que atendam tanto às necessidades práticas quanto ao estilo pessoal e, esta praticidade na hora de se vestir ganha muitos pontos.
Tanto no seu planejamento comercial, quanto de marketing, avalie essa oportunidade e busque criar estratégias de vendas que deem protagonismo a estas peças. Neste sentido você pode:
- Criar campanhas de vendas dedicadas a peças deste estilo;
- Trabalhar o vitrinismo da sua loja montando looks mais casuais usando moda fitness;
- Fazer parcerias com influenciadores de moda da região destacando esta tendência;
- Criar uma sessão na sua loja dedicada aos produtos desta categoria;
- Nas redes sociais trabalhar dicas de looks híbridos;
- E muito mais!
Ou seja, artigos esportivos assumirão um protagonismo ainda maior na moda casual e as peças tradicionalmente associadas ao universo fitness, como tênis e leggings, serão integradas de maneira mais evidente aos guarda-roupas do dia a dia.
Conte com a Cajubrasil para dar destaque a moda fitness na sua loja física!
O mercado fitness, com foco em vestuário no Brasil, apresenta não apenas um cenário de crescimento notável nos últimos anos, mas também projeta um futuro vibrante e cheio de oportunidades e a Cajubrasil também acredita nisso!
Nossa equipe de produto e desenvolvimento têm dedicado muitos esforços para ampliar o portfólio em fitness feminino, moda praia, trends, athleisure, comfort fit, acessórios e muitos outros itens para te oferecer maior versatilidade e possibilidade de escolhas.
Tudo isso atrelado ao seu diferencial de marca e a sua busca por compreender melhor os interesses do seu público, certamente abrirá muito o seu mercado para mais vendas.
Esperamos que estas dicas tenham ajudado você a fazer seu planejamento para o próximo ano! Para continuar por dentro das novidades do universo da moda fitness acompanhe o nosso blog clicando aqui!