A indústria da moda é reconhecida por suas transformações constantes que ditam não apenas o que será usado pelo mercado consumidor estação após estação, mas também desempenhando um papel importante em todo o mercado de varejo, tecnologia e padrões de consumo.
Nesse contexto, é válido que os empresários do setor estejam atualizados com as tendências de moda para levar a sua loja física não somente o que o cliente espera ver, mas também o que ele não estava buscando mas encontra uma necessidade despertada ao ter contato com o seu espaço de vendas.
Esse estudo pode envolver a análise das tendências de produtos e serviços no varejo de moda, a compreensão da dinâmica do mercado, a atenção às novas demandas e por aí vai. Tudo com objetivo principal de oferecer aos clientes um ambiente de compras alinhado com as transformações e expectativas do setor.
Quer acompanhar mais detalhes do que apostamos para o mercado de moda em 2024? Continue lendo a seguir, aproveite para fazer suas anotações e colocá-las em prática!
6 Tendências atuais para o varejo de moda
As tendências atuais estão moldando não apenas o estilo, mas também a forma como as lojas físicas operam em um cenário cada vez mais digital. Em meio a essa revolução, se manterão em destaque as lojas físicas que aproveitarem dessas direções para surfarem na onda e criarem experiências de compra que encantem o consumidor. Veja abaixo alguns destaques!
#1 Múltiplos pontos de contato, atendimento unificado
A integração entre o universo online e offline é uma realidade incontestável e sairão na frente as lojas físicas que adotarem a estratégia omnichannel, ou seja, a concentração de todos os canais utilizados por uma empresa, proporcionando uma experiência fluida ao consumidor que transita entre ambientes virtual e físico.
#2 Tecnologia na experiência de compra
A adoção de tecnologias imersivas também é uma grande tendência para o varejo de moda em 2024. A aplicação da realidade aumentada como, por exemplo, através dos espelhos virtuais, permitem que o cliente experimente virtualmente diferentes peças de roupa de forma prática e inteligente.
#3 Sustentabilidade é a palavra da moda
Percebe-se uma crescente conscientização ambiental tanto na indústria quanto no mercado consumidor e, portanto, também se faz necessário que as lojas e revendedores estejam acompanhando este movimento. Lojas físicas estão destacando produtos eco-friendly, atualizando seu processo de vendas e embalagens, além de incentivar escolhas conscientes por parte dos consumidores.
#4 Experiências sensoriais
Você já deve ter entrado em uma loja e sentindo um perfume que não saiu da sua cabeça por alguns dias e, às vezes, volta à sua mente quando fala daquela marca em outro momento, não é mesmo? Este é um exemplo de experiência sensorial. A criação de experiências sensoriais únicas tem se tornado uma estratégia diferenciada e as lojas estão investindo em elementos que estimulam os sentidos, como música, iluminação e aromas para criar um ambiente envolvente.
#5 A sintonia entre moda e mercado fitness
A crescente conscientização sobre saúde e bem-estar impulsiona a demanda por roupas fitness que não apenas oferecem desempenho superior, mas também refletem novos estilos de vida. Por este motivo, as indústrias e as lojas revendedoras que estiverem atentas às novas tecnologias, sustentabilidade e cultura voltadas para para o nicho fitness estarão avançando significativamente.
#6 Conte com parcerias estratégicas
Atrelar a sua marca à parceiros da indústria da moda que estejam alinhados com as mudanças do mercado tornou-se uma prática essencial para o sucesso. Isso porque estabelecer colaborações estratégicas com outros pilares do setor não só amplia a visibilidade da marca, mas também proporciona diversos benefícios relacionados às tendências.
Insights para aplicar em sua loja física
A personalização da experiência de compra é a chave para cativar clientes, fidelizando os que já acompanham a sua marca e trazendo novos contatos. Veja a seguir algumas dicas práticas de como você pode incorporar estas estratégias para o seu comércio no próximo ano:
- Una os canais online e offline para oferecer uma experiência unificada aos clientes. Existem no mercado algumas plataformas de atendimento que podem ajudar você com isso;
- Ao realizar essa integração, é essencial garantir um atendimento consistente em todos os canais e, por isso, será necessário potencializar o treinamento da sua equipe;
- Explore a realidade aumentada através de espelhos virtuais;
- Destaque produtos sustentáveis;
- Revise e atualize processos de vendas e embalagens para refletir práticas conscientes para o meio ambiente;
- Invista em elementos que estimulem os sentidos, como aromas, música e iluminação personalizada na loja;
- Busque criar experiências que conectem os clientes à marca, gerando lembranças a longo prazo.
Esteja à frente das transformações e venda mais em 2024!
Implementar algumas dessas práticas permite que as lojas de roupas físicas possam não apenas seguir as tendências atuais, mas também proporcionar experiências únicas aos clientes, destacando-se no cenário competitivo e fortalecendo sua presença no mercado de moda.
Ao adotar essas mudanças junto com a criação de parcerias de confiança, a sua loja estará pronta para ampliar seus resultados e colher ótimos frutos em 2024. A Cajubrasil está com você nessa! Conte com a gente para fortalecer o mercado da moda fitness no próximo ano e conquistar ainda mais clientes!