Existem muitos modelos de treino para melhorar a saúde e, de quebra, eliminar a gordura corporal. Um deles é o HIT, você conhece? Trata-se de um treino que colabora para a diminuição da massa gorda e aumento do condicionamento físico, consequentemente promovendo mais saúde para o corpo.
Na tradução, o High Intensity Training se chama treinamento de alta intensidade, então, pelo nome, já dá para perceber que os exercícios que fazem parte dele não são levinhos. A prática junta atividades que trabalham todo o organismo, principalmente cardio e músculos.
Se você quer saber mais sobre o que é o HIT e o seu parceiro, o HIIT, continue no post! A CAJUBRASIL vai apresentar todas as informações e quais são os benefícios de praticá-los. Vamos lá, Cajulovers!
Conheça a prática HIT e a HIIT: diferenças principais e outras informações
Como já dito, o treino HIT nada mais é do que uma prática com alta intensidade, ela junta musculação e outros exercícios aeróbicos e aumenta a sua intensidade até a falha de quem a pratica. Portanto, para realizá-lo, é preciso que a pessoa já tenha um certo costume de malhar mais pesado e que tenha bom condicionamento físico, afinal não dá para iniciar esse tipo de treino logo para sair do sedentarismo, é muito pesado.
Já o HIIT também é um treino intenso, com a diferença que possui intervalos entre as práticas, pequenos períodos que permitem a recuperação de forma concomitante ao tempo do exercício. Mas nada impede que ele seja feito de outra maneira, desde que seja proporcional e não atrapalhe a intensidade proposta.
Por terem essa configuração, ambos ajudam na perda de peso saudável, sem práticas e dietas loucas, por causa da gordura que é usada como combustível ao longo do dia. É interessante, mas não chega a ser via de regra, começar uma prática assim quando o corpo já é acostumado com alguma atividade física, mesmo que pequena, mas há profissionais que podem adaptá-la a cada condição física, baseando-se nas particularidades de cada um.
Benefícios de praticar o HIT e o HIIT: vida mais saudável!
Agora que você já sabe o que é HIT e HIIT, está na hora de conferir mais profundamente os motivos de apostar na prática, não acha? Quem sabe não é algo que você deseja ter no seu dia a dia e acabe se identificando?! As vantagens são inúmeras, confira:
1. Queima de calorias
Os treinos, por suas intensidades e estruturas, promovem cerca de 25 a 30% a mais de queima das calorias do que você estivesse fazendo um treino normal. Incrível, não é? É uma prática muito vantajosa para quem deseja perder peso. E tudo é perdido em menos tempo, sabia? Normalmente esses treinos exigem o tempo de 25 a 30 minutos, e queimam mais do que se você fizesse esse tempo de spinning, por exemplo!
2. Fortalecimento do sistema cardiovascular
Como o treino tem muita intensidade, o coração está em constante trabalho, bombeando sangue e oxigênio para todas as partes do corpo. Assim, a cada vez que você treina, ele fica mais forte em bombear e mais resistente, o que ajuda a fortalecê-lo. Quem tem predisposição genética a algum tipo de problema cardiovascular, com a devida permissão médica e acompanhamento, pode realizar esses treinos para prevenir as possíveis doenças que podem surgir na terceira idade ou antes.
3. Metabolismo mais acelerado
Por possuir exercícios que exigem muito mais do condicionamento físico, trabalhando com intensidade máxima a cada um, o corpo precisa de mais oxigênio. Esse uso mais intenso do oxigênio ajuda o organismo a ser mais rápido, consequentemente queimando mais calorias e gorduras, ao mesmo tempo em que é fortalecido. Estudos realizados por especialistas confirmam que esse trabalho continua mesmo depois do fim do HIT.
4. Regulagem do açúcar no sangue
Pessoas que possuem diabetes ou a predisposição a ter podem praticar ambos os treinos para ajudar ou prevenir a doença, isso porque eles ajudam a reduzir a glicemia, assim o corpo fica autossuficiente, usando apenas a glicose disponível no organismo para oferecer energia para todo o nosso corpo.
5. Aumento da força e resistência
Falamos bastante aqui que ele melhora o desempenho físico, não é, cajulovers? Mas é porque é verdade! Por ser muito versátil, podendo ser adaptado ao condicionamento de cada pessoa, ou ser mais pesado para que ela supere seus limites, ele pode ser planejado tanto para garantir máxima perda de calorias ou para aumentar a força de quem o faz.
Alguns exemplos são os agachamentos, qualquer um deles, flexões, levantamento de pesos, entre outros. Geralmente, o ideal é combinar a velocidade e a carga, assim é possível conseguir o máximo desempenho em cada um dos exercícios. É claro que não vai ser como a própria musculação para hipertrofia, mas é muito melhor do que não fazer, certo?
Dependendo da pessoa, fazer ambos (HIT e HIIT) pode ajudar em outras questões, como a inibição da fome, melhora do humor, maior flexibilidade e muitas outras. Cada corpo é particular e os exercícios podem se adequar a cada um tranquilamente.
Então, você já tinha ouvido falar e conhecia o que é HIT e HIIT? Com certeza, são atividades físicas a se considerar para a rotina, pois podem se adequar a você. Para conferir mais dicas de treino e saúde, acompanhe sempre o nosso blog, ok? Esperamos você no próximo post, fique bem e até a próxima!
2 comentários em “O que é HIT? Quais são seus benefícios? Conheça o treino!”